quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Veja como transportar crianças que não cabem mais na cadeirinha do carro

Resolução trata do transporte de passageiros com menos de 10 anos.Confira esta e outras respostas sobre segurança do especialista.


Medidas simples de segurança são desprezadas pela maioria dos motoristas. E não é só o cinto de segurança que é esquecido. Há outros equipamentos indispensáveis que são ainda deixados de lado pelos motoristas: estepe, triângulo de sinalização e extintor de incêndio, todos obrigatórios por lei. Depois de lerem a reportagem do tira-dúvidas publicada no último domingo (09) , diversos leitores enviaram suas dúvidas. Confira as respostas:

saiba mais
Tire dúvidas sobre os equipamentos básicos de segurança dos carros
Tire dúvidas de como lavar o seu carro
Tire dúvidas sobre a tecnologia do motor dos carros
Tire dúvidas sobre as peças dos carros
Tire dúvidas sobre a poluição dos carros
Tire dúvidas sobre as siglas da mecânica dos carros
Tire dúvidas sobre os tipos de motor de carro
Tire dúvidas sobre os sistemas de freios dos carros

Como transportar uma criança que não tem mais idade para ficar na cadeirinha nem se no cinto de segurança?
Neiva Brito Itatiba O uso da cadeirinha para crianças no carro já é obrigatório no Brasil, segundo determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que aprovou resolução regulamentando as regras para transporte de crianças com idade inferior a 10 anos, mas o não cumprimento só vai passar a ser punido com multa em 2010. De todos os modos, o que importa aqui é a integridade física de seu filho. Existem cadeirinhas que variam conforme o peso da criança. Quando a criança atinge o peso e estatura que a cadeirinha não comporta mais, o ideal é utilizar um banquinho, mais conhecido por poltrona de posicionamento do cinto, que serve para a criança ficar mais alta e dessa forma usar o cinto normal do carro na posição correta.

Qual prazo para a substituição da carga do extintor? Normalmente alegam que, quando a garantia vence acontece o mesmo com a carga, mesmo que o ponteiro indique pressão suficiente.
Esta é uma pergunta difícil, pois existem muitas teorias, embora nenhuma norma, mas na prática o que rege é que tem validade. De acordo com alguns fabricantes, a carga não tem validade, mas como se determina que a carga possui um determinado prazo de garantia, então ficou estipulado pelo senso comum que esse prazo é que determina a validade. Tanto os fabricantes da peça nova, quanto as empresas que efetuam recargas, colocam no extintor um selo com data de validade, que nada mais é o prazo de garantia. Por via das dúvidas e para evitar aborrecimentos, o melhor é manter esse prazo em dia.


Triângulo deve ser colocado a pelo menos 50 m do veículo

Você disse que o triângulo que indica a existência de um veículo com problemas deve ser colocado a uma distância mínima de 50 metros. Como medir isso? Em algum país ele não é obrigatório?

Uber Para medir 50 metros é fácil, basta 50 passos normais, nem longos nem curtos. Os motoristas enxergam sim. Vale ressaltar que se ocorrer uma pane com o carro em uma curva, esses 50 metros devem ser considerados antes da curva, a fim de se obter uma melhor sinalização. Colocar no vidro traseiro está incorreto. O triângulo de sinalização é obrigatório em muitos países. Em alguns, como Espanha e Argentina, por falta de um é obrigatório ter dois deles.
Gostaria de saber onde posso comprar e instalar cintos novos?
Uber Colocar cintos novos é possível em auto centros ou mesmo em uma concessionária. Vale lembrar que cada carro possui especificação própria, que não se resume apenas à fita, mas também inclui medida, fivelas e encaixes.
Comprei meu primeiro carro há poucos meses e, quando vou lavá-lo, as rodas dianteiras soltam uma sujeira preta, como se fosse óleo. Isso é perigoso?
Fernanda Você pode ficar despreocupada. O que acontece é que as rodas dianteiras dos carros são equipadas com freios a disco. Esse tipo de freio conta com pastilhas que, ao se desgastarem, soltam uma leve poeira nas rodas, de cor preta. É assim mesmo.
Por que o disco de freio empena?
Celso Praxedes O disco de freio pode empenar por diversas razões, sendo a mais comum delas o choque térmico. O disco de freio de boa qualidade deve suportar bem as variações de temperatura, mas pode acontecer de alguns modelos não tolerarem um superaquecimento seguido de um banho de água. Portanto, quando tiver de fazer uma substituição, o ideal é utilizar peças originais ou de boa qualidade, de marcas mais conhecidas.
Quando devo trocar o fluido de freio? Meu carro está com 11.200 km e eu nunca troquei.
Lucas Rezende O correto é uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros fazer a limpeza do sistema com a troca do fluido de freio. Lembre-se de antes de fazer a troca ou mesmo completar, o certo é fazer uma inspeção. O fluido também é diferente de um carro para onde a diferença de um para outro é seu ponto de ebulição, ou seja, o momento em que o fluido ferve. Ele pode ser encontrado no mercado em três versões: DOT3 (205 graus), DOT4 (230 graus) e DOT5 (260 graus).
O que é o suspiro e qual a sua função?
Daniel O termo respiro pode ser usualmente conhecido por suspiro. Trata-se do dispositivo por onde são expelidos os gases excedentes do movimento gasoso que circula pelo motor. O termo também pode ser atribuído ao respiro do reservatório de combustível, por onde é eliminado o excesso.

0 Comentar: