sábado, 22 de novembro de 2008

Vai fazer concurso no fim de semana? Veja como aliviar a 'tensão pré-prova'

Especialistas dão dicas para evitar que o estresse atrapalhe resultado.Eles recomendam que, na véspera, o melhor é descansar e dormir bem.


Todos os finais de semana ao longo do ano milhares de candidatos fazem provas de concursos públicos em busca de uma vaga no setor público. Neste domingo (23), por exemplo, haverá exames para o Ministério do Esporte, Tribunal Regional do Trabalho da Bahia e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba.

Seja qual for o concurso, o candidato sempre tem que lidar com a "tensão pré-prova". Por isso, especialistas ouvidos pelo G1 dão dicas sobre os cuidados básicos na véspera e no dia da prova para que o candidato não coloque a perder meses e até anos de estudos na hora decisiva.

Tiago Sayão, diretor de planejamento do curso preparatório Meta Concursos, diz que o segredo é não estudar na véspera, e sim descansar e dormir bem. Além disso, ele recomenda que o candidato vá um dia antes da prova para ver o local do exame, faça o percurso, medindo o tempo que leva até lá.

Segundo ele, na prova, deve-se começar pelas questões mais fáceis até aumentar a concentração. Se começar pelas mais difíceis, o candidato pode entrar em pânico e pôr tudo a perder.

Alimentação
A psicanalista e neurocientista Nanci Azevedo Cavaco indica alimentos ricos em vitaminas e ferro, como banana, nozes, cenoura, laranja, mamão, brócolis, além de gema de ovo, que ajuda a memória. “Quem é muito agitado deve evitar tomar café no dia da prova”, diz. Nanci também aconselha que o candidato comece pelas questões mais fáceis. Se a prova for extensa, ela diz que é bom mudar de seção de perguntas para modificar o foco. “É bom evitar contato com aquela turminha que diz que estudou isso e aquilo, que pode aumentar o grau de tensão”, afirma.

Nada de estudo na véspera
Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, também diz que os candidatos devem evitar estudar na véspera da provas. "Geralmente o candidato já se preparou por um longo tempo. Se ele for estudar nos últimos dias vai reparar mais naquilo que ele não sabe e isso aumenta a tensão." Nos dias que antecedem o processo seletivo, Lucca indica que o "concurseiro" visite lugares diferentes, vá ao cinema e até faça uma viagem para mudar de ambiente. Outra dica de Lucca é não pensar na concorrência para não perder o foco.

Roupa e documentação
Adalberto Pinto, professor de técnicas de estudo da Central de Concursos, diz que, na véspera da prova, o estudante deve se focar no lado prático do concurso. Ele aconselha o candidato a visitar o local do exame para calcular o tempo que levará até a escola e evitar chegar atrasado para a prova.

Outra recomendação é ler os pontos do edital referentes à prova para calcular quanto tempo terá para cada questão e o peso de cada matéria. Ele também diz que é bom o candidato separar com antecedência o material necessário para o exame, como canetas, lápis, documentação exigida e a roupa a ser usada.

Pinto diz ainda que é importante o candidato levar água. "Ele até pode sair da sala para tomar água, mas o tempo que ele vai perder para isso pode ser decisivo na prova". Ele recomenda levar barras de cereal com camada de chocolate para ganhar energia durante a prova.

O professor indica ainda comer moderadamente na última refeição na véspera da prova e dormir cedo para acordar bem disposto no dia do concurso. Pinto afirma ainda que o candidato não deve marcar nada nem antes nem depois da prova. “Às vezes a pessoa fica preocupada com os compromissos e isso pode afetar o desempenho”, explica.

0 Comentar: