sábado, 1 de novembro de 2008

Lucro da Sony despenca 71,8% no 2º trimestre fiscal

Valorização da moeda japonesa sobre o dólar afetou resultado.Empresa reduziu expectativas para as vendas de fim de ano.
O lucro líquido da japonesa Sony caiu 71,8% em seu segundo trimestre fiscal, encerrado em setembro, recuando para 20,8 bilhões de ienes, contra 73,7 bilhões de ienes no mesmo período do ano passado. O lucro com as operações, porém, teve um tombo ainda maior, caindo 90,1%, para 11 bilhões de ienes no segundo trimestre fiscal.

Segundo a empresa, seus resultados foram duramente afetados pela valorização da moeda japonesa frente o dólar, pela crise econômica global e pela guerra de preços com suas concorrentes.

Na semana passada, a empresa já havia anunciado uma redução em suas expectativas para o ano, e afirmado estar pessimista em relação à temporada de compras de final de ano, normalmente um bom período para produtos eletroeletrônicos.
O faturamento da Sony recuou no segundo trimestre, caindo 0,5% ante o mesmo período do ano anterior, para 2,07 trilhões de ienes. "Nossas expectativas são de que as vendas de Natal serão consideravelmente negativas", disse o executivo-chefe de Finanças da empresa, Nobuyuki Oneda.

Segmento de TVs
Um dos negócios que mais prejudicou a empresa no período foi o de eletroeletrônicos domésticos, em particular o segmento de TVs de tela de cristal líquido (LCD). Na semana passada, a Sony já havia diminuído de 17 milhões de unidades para 16 milhões de unidades o volume de vendas esperado para este ano.

Além da retração no número de TVs, há ainda, segundo a companhia, o impacto da queda drástica nos preços desses aparelhos, dada a forte concorrência, especialmente nos EUA e na Europa. "Considerando a taxa de câmbio e outros problemas, não podemos evitar sofrer um prejuízo considerável" na divisão de TVs, disse Oneda, que acredita que essa divisão não deve voltar a registrar lucro por alguns anos.
A área de eletroeletrônicos da companhia teve queda de 40,5% em seu lucro operacional, que terminou o segundo trimestre fiscal em 175,6 bilhões de ienes.

0 Comentar: