sábado, 15 de novembro de 2008

Motivação & Sucesso

OS VENDEDORES DA SUA LOJA ESTÃO MOTIVADOS?


Vivemos um tempo privilegiado. Nunca, em nenhuma outra época da história, pudemos observar tantas mudanças em um ritmo tão acelerado. O cliente já não é mais o mesmo. Nossa empresa já não é mais como a alguns anos atrás. Hoje, é preciso agilizar decisões, assimilar rapidamente e continuamente novos conhecimentos, trabalhar em equipe. É preciso, fundamentalmente, motivação. Nesse contexto, nossa empresa busca maneiras de motivar seus funcionários, as lojas tentam motivar as equipes de vendas, e assim por diante.

Mas fica a pergunta: Por que é tão difícil motivar alguém? Você já parou para pensar que, na realidade, uma pessoa não consegue motivar a outra? As pessoas só são capazes de motivar a si próprias. Isso porque motivação nada mais é do que uma escolha de comportamento. Ou seja, a pessoa escolhe fazer ou não fazer alguma coisa, levando em consideração o que se pode ou não ganhar com isso.

Não se pode confundir motivação com incentivo. Incentivo está diretamente relacionado ao que pode ser feito para que as pessoas se motivem. Por exemplo: um gerente pode criar um jogo ou uma competição para incrementar alguma estatística de vendas e, assim, incentivar os vendedores. E motivação, como vimos, refere-se ao comportamento que as pessoas escolhem para si mesmas.

Quando um vendedor escolhe fazer a coisa certa, é provável que ele esteja motivado, e treinado, para isso. A motivação pode ficar comprometida quando sua equipe não está completamente treinada ou quando não se sente capaz de desempenhar bem o seu papel.

Cabe a você, gerente, criar um ambiente incentivador na loja. Dê às tarefas uma razão importante para serem feitas, certifique-se de que o funcionário entende e pode demonstrar como o trabalho deve ser realizado, reconheça desempenhos acima da média. Faça tudo o que for necessário para que eles obtenham o máximo de sucesso possível. O sucesso será seu também!
Pense nisso. Sucesso!...

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