sábado, 29 de novembro de 2008

Multidão enlouquecida mata funcionário de loja em sexta-feira negra nos EUA

Uma multidão de consumidores desesperados pelas megaofertas da "Black Friday" (sexta-feira negra, em português) americana provocou a morte, nesta sexta-feira, de um funcionário da Wal-Mart, na loja que fica perto de Nova York, informou a polícia.

A tragédia aconteceu em Valley Stream, em Long Island, no dia conhecido como "Black Friday", que inaugura, após o feriado de Ação de Graças, a temporada de compras de fim de ano nos Estados Unidos.

Todos os anos, milhões de americanos correm cada vez mais cedo para as lojas nessa data, estimulados pela quantidade de liquidações. Para aumentar o volume de vendas, algumas redes abrem as portas ainda de madrugada, e é comum ver filas de centenas de clientes na noite anterior.

Esse foi o caso da sucursal da Wal-Mart de Valley Stream, onde, segundo o jornal "The New York Times", havia cerca de 2.000 pessoas amontoadas. Muitas tinham chegado às nove da noite, bem antes da abertura, prevista para as cinco da manhã. Preocupados com a quantidade de gente que não parava de aparecer, os funcionários da Wal-Mart chamaram a polícia, depois das três da manhã, acrescentou o jornal.

Vários agentes chegaram ao local e, de acordo com a publicação, tentaram organizar uma fila. Eles foram embora logo depois para atender a pedidos de ajuda de Circuit City, Best Buy B.J. Wholesale Club, outras três lojas da área, onde também havia multidões de clientes.

Pouco antes da abertura, vários funcionários da Wal-Mart tentaram segurar os portões de entrada para evitar a invasão das pessoas, mas não conseguiram. Depois de derrubarem as portas, a multidão nocateou o funcionário, que acabou pisoteado, ainda segundo o "NY Times". As pessoas continuaram comprando enlouquecidamente, até que a polícia fechou o estabelecimento.

A vítima foi levada para um hospital, onde a morte foi registrada pouco depois das seis da manhã, informou a polícia do Condado de Nassau. Uma grávida de 28 anos e outros três clientes também foram internados em um hospital próximo, após esse incidente, acrescentou a polícia.

0 Comentar: