sábado, 15 de novembro de 2008

Cheques devolvidos registram alta pelo segundo mês consecutivo

O número de cheques devolvidos registrou alta em outubro pelo segundo mês consecutivo, segundo pesquisa da TeleCheque. Eles corresponderam a 3,35% dos documentos emitidos no mês passado, contra 3,01% em setembro.

Para a TeleCheque, o resultado pode indicar dificuldades do consumidor provocadas pela crise econômica. Os cheques honrados chegaram a 96,65% dos emitidos em outubro no país, índice 0,35% inferior ao mesmo mês de 2007. Em setembro deste ano, foram 96,99%. "Os reflexos da crise começam a agir sobre lojistas e consumidores", afirmou José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

"O varejo está repassando o aumento dos custos de crédito, principalmente o de capital de giro, para os preços dos produtos. E o consumidor, que não estava preparado para esse aumento, vem retraindo o consumo e perdendo o controle de seus compromissos financeiros", disse.

Apesar da queda dos cheques honrados no país, o Estado do Rio Grande do Sul manteve-se pelo segundo mês consecutivo na liderança do ranking de bons pagadores, com 98,53%, sendo 0,95% a mais que em outubro do ano passado.
Surpreenderam neste mês os resultados da Paraíba (98%) e do Amazonas (95,61%) que subiram, respectivamente, quatro e cinco posições no ranking. A maior queda ficou por conta do Rio Grande do Norte (97,44%), que desceu cinco posições.

0 Comentar: