quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Obama é eleito em votação histórica

O primeiro presidente negro dos EUA conclama seu povo à união e enche o mundo de esperança. Desafios serão grandes no novo capítulo que se inicia


Depois de uma eleição histórica, o democrata Barack Obama foi eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e agora será o responsável por tirar o país da maior crise financeira desde a Grande Depressão, nos anos 1930.

Na Casa Branca, com o apoio da maioria conquistada no Congresso, Obama toma posse com o peso da desaceleração econômica e o fantasma da recessão assombrando os americanos. No mundo, ele assume com o peso de suas promessas de ampliar relações, encerrar a Guerra do Iraque e derrotar a Al Qaeda no Afeganistão.

A vitória do democrata encheu o mundo de esperança. Os rostos que desfilaram pelas telas no mundo inteiro eram belos, com risos e soluços ao mesmo tempo. O Quênia, terra do pai do presidente eleito, decretou feriado nacional. Líderes mundiais cumprimentaram o vencedor ontem, expressando otimismo.

“Vossa Excelência soube transmitir visão de futuro, capacidade de liderança e a certeza de que a esperança é mais forte do que o medo”, foi a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Barack Obama.

No discurso histórico da vitória, Obama conclamou os americanos à união e falou, indiretamente, de racismo. ”O caminho será longo. Nossa subida será íngreme. Nós talvez não cheguemos lá em um ano ou mesmo em um mandato”, admitiu o presidente eleito a 200 mil espectadores no parque Grant, em Chicago.

Obama usou a história de uma americana de 106 anos para dizer que ela assistiu episódios de mudança como a chegada do homem à Lua e a queda do Muro de Berlim, e que, nesta eleição, “tocou uma tela com seu dedo e registrou seu voto porque, depois de 106 anos na América, ela sabe que a América pode mudar”.

O republicano John McCain reconheceu a derrota na madrugada de ontem no Brasil e fez um discurso elegante em Phoenix, Arizona. Foi generoso com o vencedor, a quem disse respeitar por ter “inspirado a esperança de tantos milhões de americanos que erradamente eram considerados sem força ou com pouco poder de influência na eleição de um presidente”.

O senador republicano se comprometeu a ajudar o governo de Barack Obama. “Prometo a ele nesta noite fazer tudo o que estiver em meu poder para ajudá-lo a nos liderar através dos muitos desafios que enfrentamos”, declarou McCain.

O presidente George W. Bush disse que os EUA “fizeram história” ao eleger seu adversário político Barack Obama e prometeu “completa cooperação” com seu sucessor.

O próximo titular da Casa Branca já começou a montar a equipe de transição. Ele trabalhou ontem compondo seu gabinete e detalhando o programa de governo.

Com a vitória do candidato democrata, analista político brasileiro prevê que os EUA continuarão a considerar o Brasil um parceiro na América Latina e que as relações bilaterais se pautarão mais por questões econômicas do que políticas nos próximos quatro anos.

0 Comentar: