sábado, 29 de novembro de 2008

2009 terá onze feriados nacionais em dias úteis

Neste ano, quatro feriados caíram aos finais de semana.Feriados podem significar ganhos ou prejuízos para economia.

No próximo ano, onze feriados nacionais serão em dias úteis. Isso significa mais descanso para muitos, mas também ganhos para alguns setores da economia e prejuízos para outros.

Em 2008, quatro feriados caíram no sábado ou domingo: Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro). Veja o calendário dos feriados para 2009 divulgado pelo governo federal, por meio de portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Feriados em 2009

1º de janeiro quinta-feira Confraternização universal
23 de fevereiro segunda-feira Carnaval
24 de fevereiro terça-feira Carnaval
10 de abril sexta-feira Sexta-feira Santa
21 de abril terça-feira Tiradentes
1º de maio sexta-feira Trabalho
11 de junho quinta-feira Corpus Christi
7 de setembro segunda-feira Independência do Brasil
12 de outubro segunda-feira Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro segunda-feira Finados
15 de novembro domingo Proclamação da República
25 de dezembro sexta-feira Natal
Segundo o Ministério do Planejamento, o governo não considera em 2009 como feriado três datas tradicionais: Carnaval, Sexta-feira Santa e Corpus Christi. Conforme portaria publicada, as datas citadas são ponto facultativo e, portanto, o governo federal só classifica oito datas como feriado nacional.

saiba mais
Mais de 300 cidades adotam feriado no Dia da Consciência Negra
Governo define feriados e pontos facultativos de 2009

Impactos na economia
De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os feriados representam ao país perdas de R$ 12,9 bilhões por dia parado. Para o economista Newton Marques, no entanto, pode haver vantagens. "A economia é um conjunto de agentes econômicos. Quem é ligado ao turismo, diversão ou lazer é beneficiado, porque as pessoas vão consumir." Além dos onze feriados nacionais, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 300 cidades no dia 20 de novembro, também será em dia útil em 2009: cairá numa sexta-feira

0 Comentar: