domingo, 9 de novembro de 2008

Obama pede que, contra a crise, EUA deixem de lado as diferenças políticas

No programa de rádio dos democratas, presidente eleito pediu união.Crise financeira é 'o mais sério desafio das nossas vidas', segundo ele.


O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, disse que, com a passagem das eleições presidenciais, está na hora de os EUA "deixarem de lado" as diferenças políticas" e trabalharem juntos para resolver a crise econômica. As declarações foram feitas no programa semanal de rádio do Partido Democrata, veiculado neste sábado (8) nos Estados Unidos.

Quiz: quem disse que frase sobre Obama?

saiba mais
Obama e Berlusconi mantêm conversa "cordial" após uso do termo "bronzeado"
Obama promete à Polônia seguir com o projeto de escudo antimísseis
Racismo trabalhista impede Obama britânico, diz 'Times'
Presidente do Parlamento do Irã critica fala de Obama sobre questão nuclear
Eleição de Obama é 'uma grande mudança', diz chefe do Hamas

Obama lembrou que o presidente George W. Bush e a primeira-dama, Laura, convidaram-no e à sua mulher, Michelle, para visitar a Casa Branca na segunda-feira, e que os Bush ofereceram todo o apoio para a transição de governo.
"Isso mostra o reconhecimento fundamental de que aqui na América nós podemos competir vigorosamente nas eleições e desafiar as idéias alheias, mas nos unir em um único propósito depois que a votação termina", disse Obama.
"E isso é particularmente importante no momento em que enfrentamos o mais sério desafio de nosssas vidas", disse, repetindo o que já havia declarado na primeira entrevista coletiva como presidente eleito, na sexta-feira. Obama lembrou os dados sobre desemprego nos EUA divulgados na sexta-feira.
"Dezenas de milhares de famílias estão lutando para descobrir um meio de pagar suas contas e manter suas casas", disse. "Suas histórias são um lembrete urgente de que estamos encarando o maior desafio econômico de nossas vidas, e devemos agir para resolvê-lo."

Obama disse que sua equipe de transição econômica discutiu na sexta-feira os desafios da crise em uma reunião no sábado e que já começou a desenvolver uma série de políticas para lidar com a crise. Depois da reunião, Obama deu a primeira entrevista coletiva como presidente eleito (assista no vídeo ao lado). Várias das frases sobre economia ditas na entrevista de sexta foram repetidas no programa de sábado.
"Temos de reconhecer que temos só um presidente de cada vez e que o presidente Bush é o líder do nosso governo, quero assegurar que nós já começamos a trabalhar antes de 20 de janeiro (dia da posse) porque não temos um minuto a perder", disse.

Leia também: Bush volta a prometer cooperação na transição

Obama disse que o país "não aguenta esperar" em avanços em prioridades como energia limpa, reforma do sistema de saúde, melhora da educação e alívio fiscal para famílias de classe média.

"Eu não subestimo a enormidade da tarefa que está à nossa frente", disse Obama. "Nós tomamos algumas atitudes importantes até agora e vamos precisar de mais ações durante este período de transição e nos próximos meses."

Assista ao lado: Família Obama vira obsessão nos EUA "Algumas das escolhas vão ser difíceis, mas a América é um país forte e resistente. Eu seu que nós vamos ser bem-sucedidos se colocarmos de lado o partidarismo e trabalharmos juntos como uma nação. E isso é o que eu pretendo fazer."

0 Comentar: