terça-feira, 18 de novembro de 2008

Comércio antecipa ações para garantir bom Natal este ano

Manutenção de preços, de juros e de prazos de pagamento é uma das medidas adotadas pelos lojistas goianos


Para evitar que o clima de crise contamine o desempenho das vendas de Natal, os varejistas estão adotando ações para atrair o consumidor. Fortes investimentos em campanhas publicitárias, manutenção dos preços, taxas de juros e prazos de pagamento, além de oferta de crédito próprio, são algumas ações.

Muitas lojas de rua, assim como os shopping centers, também inauguraram mais cedo este ano a decoração natalina para criar o ambiente das festas de fim de ano. Outra estratégia é realizar campanha de renegociação de dívidas, aproveitando o pagamento do 13º salário, com o objetivo de garantir aos consumidores inadimplentes a possibilidade de recuperar o crédito para efetuar as compras de Natal.

“O Grupo Novo Mundo optou por não participar da crise”, garante o diretor-superintendente Carlos Luciano Martins Ribeiro. Um dos diferenciais da rede é o credito próprio, o que lhe garante autonomia para liberar os financiamentos e manter as formas de pagamento.

PropagandaO empresário lembra que o consumidor Novo Mundo não deve em dólar nem tem ações em Bolsa, por isso deverá comprar normalmente no Natal. Para a data, a rede reforça os investimentos em propaganda e adota campanha que garante ao cliente liquidar alguma pendência para poder se reabilitar e comprar mais.

O Boticário não alterou seu planejamento de vendas para o fim do ano, pois a empresa não está disposta a deixar que as notícias a respeito da crise afetem os negócios. A marca, inclusive, lançou 22 estojos para o Natal.

“Estamos preparados com estoque e com campanha publicitária. Não vamos deixar a crise tomar conta”, diz o representante do O Boticário em Goiânia, Divino José Dias

A rede Fujioka, que trabalha com produtos tecnológicos e sujeitos aos efeitos da variação cambial, negociou com os fornecedores para que os preços sejam mantidos. As taxas de juros também não sofreram alteração, assim como os prazos dos planos de pagamento, garante o gerente comercial Carlos Yoshida.

OfertasAlém disso, a rede Fujioka está investindo 20% a mais na campanha publicitária de Natal deste ano, na comparação com 2007. O início da campanha também foi antecipado em dez dias. “Pretendemos atrair o consumidor com boas ofertas e facilidade de pagamento”, destaca o gerente.

A rede Ricardo Eletro, quando percebeu a crise, procurou estocar muita mercadoria com preço antigo, para não precisar repassar aumentos aos seus clientes em dezembro, informa a diretora de Compras e Marketing, Sônia Trindade. “Nossos preços de Natal serão os mesmos de outubro, mesmo que para isso tenhamos de reduzir a margem de lucro.” Outra ação adotada pela empresa foi dobrar os valores investidos em mídia (campanhas publicitárias).

DiversificaçãoA direção da loja Quebra-Nozes apostou na diversificação dos produtos à venda. Além de calçados, também são oferecidos agora bichos de pelúcia, bolsas, kits para recém-nascidos, nécessaires, vários tipos de presentes para agradar a clientela , segundo a gerente Carolina Amaral Loyola Lobo. A decoração natalina da vitrine e do interior da loja ficou caprichada para atrair os consumidores no Natal deste ano.

Este ano, os shopping centers da Grande Goiânia inauguraram mais cedo suas decorações natalinas.

Na semana passada foi a vez do Araguaia Shopping, cujo tema é A Encantada Casa do Papai Noel.

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