sábado, 8 de novembro de 2008

O NOVO LÍDER TEM QUE SER GLOGAL...

Valorizar o espírito de time, estimular a superação de desafios e obter resultados diferenciados são qualidades valorizadas no mundo corporativo atual. Entretanto, ser um líder do futuro pressupõe também ser um empreendedor de mente inquieta, capaz de fazer conexões não-óbvias, assumir riscos e, além disso, inserir-se em um cenário global.

Hoje, vemos um crescente número de empresas brasileiras que se internacionaliza, passando a operar em mercados importantes, com exigentes níveis de qualidade e concorrência acirrada. Isso requer, principalmente, flexibilidade cultural, ou seja, manter-se aberto ao novo, buscando entender distintos pontos de vista em um ambiente mutante — o que vai muito além do simples domínio de idiomas. Trata-se, essencialmente, de uma questão de atitude.

Ter um perfil global não se restringe a quem vai atuar em outros países. O conceito também está ligado à capacidade de buscar as melhores práticas em sua área, isto é, enxergar bons exemplos do mercado e aplicá-los no seu universo de atuação. Na Gerdau, diversos programas são realizados para desenvolver nossos profissionais, de forma a aliar habilidade técnica e humana, essencial para formar líderes capazes de agregar valor ao negócio e de construir carreiras de sucesso.

Na lista das novas exigências do líder, também se reforça a necessidade de ter valores éticos, ou seja, pautar seu comportamento pela integridade e seriedade, com todos os públicos — clientes, acionistas, comunidade, fornecedores, entre outros —, independentemente de onde esteja atuando. Atualmente, um dos nossos maiores desafios é crescer sem perder os valores, que são a base de nossa organização.

O líder do futuro agrega à competência técnica uma forte capacidade de mobilizar pessoas pelas atitudes. Além disso, a simplicidade e a paixão pelo que faz são fundamentais, pois garantirá assertividade, foco e capacidade de escutar o time. Esses requisitos, entretanto, não serão sufi cientes ao líder que não basear seu comportamento em valores sólidos, característica vital em qualquer tempo. Só serão verdadeiros líderes do futuro aqueles com integridade ética, sob qualquer circunstância e em qualquer lugar.

0 Comentar: