sábado, 7 de junho de 2008

Hillary encerra sua pré-candidatura e anuncia apoio a Obama


A senadora por Nova York discursou no início da tarde de sábado, em Washington.Ela declarou apoio integral à campanha presidencial de Barack Obama.

A senadora democrata Hillary Clinton anunciou, no início da tarde deste sábado (7), o encerramento oficial da sua campanha pela candidatura do partido à sucessão de George W. Bush na Presidência dos Estados Unidos.

"Agora precisamos concentrar nossa energia para ajudar a eleger Barack Obama o próximo presidente dos Estados Unidos. Parabenizo ele por sua vitória nessa extraordinária campanha e dou todo o meu apoio a ele. E peço que todos vocês se juntem a mim para ajudar a eleger Barack Obama", disse.

A senadora Hillary Clinton, durante o discurso de encerramento da campanha presidencial (Foto: Reuters)
A ex-primeira-dama iniciou seu discurso pouco antes das 14h (em Brasília), em um ato de despedida e agradecimento a seus partidários. Ela estava acompanhada do ex-presidente Bill Clinton e da filha deles, Chelsea Clinton.

"Eu e Obama podemos ter começado por caminhos diferentes, mas agora voltamos a nos unir e juntar forças pelo Partido Democrata", disse Hillary, que elogiou seu até então rival Barack Obama, dizendo que ele "vive o sonho americano".

Visivelmente emocionada, Hillary foi muito aplaudida, e demorou para conseguir começar a falar. "Esta não é exatamente a festa que eu planejava, mas com certeza estou feliz com a companhia", disse, agradecendo a todos os cerca de 18 milhões de eleitores que apoiaram sua pré-candidatura.

Eleitora de Hillary Clinton aguarda seu discurso de encerramento de campanha, em Washington. (Foto: Reuters)
"Vou continuar minha luta política", disse, "e vocês vão me ver na linha de frente em defesa da democracia."

União democrata
Em seu discurso, Hillary defendeu as posturas do Partido Democrata, a fim de demonstrar união contra o candidato republicano, John McCain. "Pense nos avanços que poderíamos ter tido nos últimos 40 anos, se tivéssemos sempre um presidente democrata", disse.

"Na minha vida política, já assisti a 10 eleições, e os democratas venceram apenas três delas. Pelo menos temos aqui ao meu lado o vencedor de duas delas", disse, em referência a seu marido, Bill Clinton.

Hillary falou sobre propostas para melhorar a vida dos norte-americanos, e repetiu várias vezes que "é preciso ajudar a eleger Barack Obama". Segundo ela, esta eleição é um "ponto de virada" para mudar a vida dos norte-americanos.

"Por isso, hoje, me junto a Barack Obama para dizer que 'sim, nós podemos'", disse, em referência ao slogan de Obama, "e juntos, vamos trabalhar".
Reunião privada
Na noite de quinta-feira (5), o virtual candidato democrata Barack Obama, que derrotou Hillary nas votações prévias do partido, se reuniu privadamente com sua até então opositora, num momento em que o partido busca se unir para a campanha presidencial após uma longa batalha pela indicação partidária.

Veja a cobertura completa das eleições nos EUA

AFP
A senadora Hillary Clinton vai colocar fim à sua pré-candidatura neste sábado (Foto: AFP)
"A senadora Clinton e o senador Obama se reuniram e tiveram uma discussão produtiva sobre o importante trabalho que precisa ser feito para obter sucesso em novembro", afirmava um comunicado conjunto divulgado então pelas duas campanhas.
O porta-voz da campanha de Obama, Robert Gibbs, disse a jornalistas em um vôo para Chicago que o senador por Illinois se reuniu com Hillary, mas ele recusou-se a divulgar o local do encontro ou o que foi discutido.

Saiba mais
» Jerusalém deve ser capital 'indivisível' de Israel, diz Obama
» Presidente Bush parabeniza Obama por vitória democrata
» Eleições EUA: Entenda os próximos passos da disputa
» Obama declara-se o candidato democrata, mas Hillary não desiste
» Opinião: Nova guerra fria será desafio do novo governo dos EUA
» Hillary diz que não quer ser vice
Enquanto Obama aproveitava seu primeiro evento como provável candidato democrata, correligionários de Hillary o pressionavam a convidá-la para a vaga de vice em sua chapa para a disputa contra o republicano John McCain.
Mas Hillary procurou distanciar-se desse fato e afirmou que a decisão sobre o candidato a vice-presidente depende apenas de Obama.

Conheça alguns dos possíveis candidatos a vice de Obama
Críticos de Hillary a têm acusado de tentar forçar sua entrada na chapa de Obama como candidata a vice. Um assessor da senadora por Nova York divulgou comunicado buscando afastar essas agressões.
"A senadora Clinton deixou claro ao longo de todo esse processo que fará o que puder para eleger um democrata para a Casa Branca. Ela não está buscando a vice-presidência, e ninguém fala por ela, exceto ela própria", disse o porta-voz Phil Singer. "A escolha é do senador Obama e somente dele."
Aqueles que apóiam uma chapa Obama-Hillary acreditam que essa será a melhor maneira de unir o Partido Democrata após uma dura batalha pela indicação partidária.