sábado, 21 de junho de 2008

Etanol já vende mais que gasolina

Venda de etanol superou em 20% a de gasolina A (sem adição de Álcool anidro) em Goiás, segundo a ANP

O álcool combustível ganha cada vez mais a preferência do consumidor por causa da alta no petróleo e do crescente número de carros com motor bicombustível em circulação no País. Os motoristas nunca abasteceram tanto seus carros com álcool e os postos de combustível nunca venderam tanto o produto como nos dias atuais.
Em abril último, a venda de etanol nos postos goianos superou em 20% a de gasolina A (sem a mistura de 25% de álcool anidro). Enquanto os postos do Estado venderam 57,3 milhões de litros de gasolina A, foram vendidos 68,8 milhões de litros de etanol nas duas fórmulas: 49,7 milhões de litros de álcool hidratado e 19,1 milhões de litros de anidro misturados na gasolina.
A tendência a nível nacional foi a mesma. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o mercado brasileiro consumiu 1,052 bilhão de litros de álcool hidratado e 512 milhões de litros de anidro em abril, enquanto o consumo de gasolina A foi um pouco menor: 1,537 bilhão de litros. Executivos da ANP já atentaram para a possibilidade de o álcool ultrapassar a gasolina nas vendas.
A explicação está no fato de o consumo de ácool crescer num velocidade bem maior que o da gasolina. A venda de álcool hidratado nos postos goianos somou 187,6 milhões de litros nos quatro primeiros meses deste ano, contra 111,9 milhões de litros no mesmo período de 2007, um crescimento de 67,6%. No mesmo intervalo, a venda de gasolina saltou de 285,5 milhões para 290,6 milhões de litros, um incremento de apenas 1,8%.
PreçosNa hora de escolher entre a gasolina e o álcool, o que mais pesa para os motoristas é o preço nas bombas. Ultimamente, a técnica em enfermagem Maria Aparecida de Santana tem abastecido seu carro somente com álcool por causa da diferença favorável de custo em relação à gasolina.
No posto onde ela abasteceu ontem, o álcool era vendido por R$ 1,25, o que corresponde a 55,8% do preço da gasolina, que custava R$ 2,24.
Como o rendimento do álcool é menor, ele deve custar até 70% do valor da gasolina para ser economicamente mais vantajoso para o dono do veículo.
Isso significa que o preço atual está muito atrativo. Maria Aparecida conta que optou pelo veículo flex justamente para ter este poder de escolha na hora de abastecer, de acordo com o melhor preço do momento.
montador de móveis Sousa José de Oliveira Filho também só tem abastecido com álcool por causa do preço bem mais baixo que o da gasolina. “Ando muito durante o dia e dá para economizar no final”, diz Sousa.

0 Comentar: