quinta-feira, 19 de junho de 2008

Inflação é a principal ameaça para o Brasil, diz Meirelles ao "FT"

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou, em uma entrevista publicada na versão online do jornal "Financial Times" ("FT"), que a "inflação é a principal ameaça para o Brasil e o resto do mundo".
Meirelles disse que atualmente o perigo de recessão é menor do que o de inflação, e fez um apelo aos bancos centrais de outros países para tentar controlar o aumento dos preços.
"O risco é que os preços dos alimentos e da matéria-prima continuem a aumentar. Se todos os bancos centrais decidirem que o problema é apenas de outros países, ninguém fará nada a respeito e a inflação irá atingir o mundo todo rapidamente", afirmou Meirelles ao "FT".
Henrique Meirelles disse que apesar de o Federal Reserve (Fed, o BC americano) ter cortado as taxas de juro nos últimos meses para tentar afastar o risco de recessão, ele está confiante de que os bancos centrais irão voltar suas atenções para a "ameaça maior da inflação", que segundo ele, "é realmente o principal desafio neste momento".
Controle
O texto comenta a decisão do Banco Central em aumentar a taxa básica de juros, Selic, em abril e maio deste ano, depois de dois anos de relaxamento monetário.
Atualmente, a taxa anual está fixada em 12,25%, mas alguns economistas estimam que possa chegar aos 14,25% até o final de 2008, diz o texto.
Segundo o artigo, na época, o BC justificou o aumento em 0,5 ponto percentual --a elevação comum é de 0,25 ponto percentual-- como uma medida para evitar que o período de aperto na economia fosse mais prolongado.
Na entrevista ao "FT", Meirelles não fez uma previsão de quanto tempo esse período irá durar.
A matéria destaca ainda o aumento no Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) que atingiu 5,8% nos últimos 12 meses, além do aumento no Índice de Preço ao Atacado (IPA), que pode atingir 10% no final de 2008.
"Temos que tomar cuidado com o equilíbrio entre oferta e demanda para assegurar que os preços do atacado não ultrapassem os preços do varejo", disse Meirelles ao jornal.
Segundo ele, já há indícios de que a inflação no varejo se espalhou nas últimas semanas.
Meirelles disse ainda que o governo está ciente da necessidade de controlar os gastos públicos para combater a inflação