quinta-feira, 12 de junho de 2008

Baixa renda puxa crescimento de cartões

Os consumidores de baixa renda deverão ser os principais responsáveis pela expansão do mercado de cartões de crédito neste ano, segundo a pesquisa Itaucard divulgada ontem.
Nem mesmo a ameaça de um quadro inflacionário e o cenário de aumento da taxa de juros deve prejudicar o desempenho deste segmento, que, nos últimos cinco anos, cresceu 142% e deve ultrapassar, no final de 2009, o grupo das demais rendas na participação do faturamento da indústria de cartões.
Em 2007, o grupo de consumidores de baixa renda (renda familiar de até R$ 1.499, conforme definição da pesquisa Itaucard) respondeu por 47,8% do faturamento do mercado de cartões de crédito, contra 52,2% das demais rendas (renda familiar acima de R$ 1.500). Em 2006, os índices foram de 45,8% e 54,2%, respectivamente.
“Ao final de 2009 e começo de 2010, a baixa renda deve ultrapassar as demais rendas na participação de faturamento em cartões. Eles (baixa renda) já são 65,1% do número de cartões emitidos”, afirmou Fernando Chacon, diretor de marketing de cartões do Banco Itaú.
ComparaçãoEntre 2003 e 2007 (base da pesquisa Itaucard, com dados do mercado), foi vendido o dobro de cartões para a baixa renda (60 milhões de unidades) em comparação com as demais rendas (32 milhões). No período, a quantidade de cartões para baixa renda saltou 111% e a de alta renda teve alta de 96%.
Em relação ao faturamento nos últimos cinco anos, enquanto a baixa renda anotou alta de 142%, o grupo de demais rendas cresceu 85%, contra a taxa média do mercado, de 108%. Só em 2007, o faturamento da indústria de cartões de crédito com a baixa renda subiu 26,5% em relação a 2006. (Folhapress)