segunda-feira, 30 de junho de 2008

Serpes: Iris amplia liderança e

Com 67,6% das intenções, peemedebista se reelegeria prefeito no 1º turno. Pepista tem 15,2%


O prefeito Iris Rezende (PMDB) ampliou em nove pontos porcentuais a liderança na corrida para o Paço Municipal e atingiu 67,6% das intenções de voto, mostra a última rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada entre os dias 25 e 27. Se a eleição de 5 de outubro fosse hoje, o peemedebista venceria no primeiro turno.
Segundo colocado na disputa, o deputado federal Sandes Júnior (PP) aparece 52,1 pontos porcentuais atrás, com 15,2% das intenções, oito pontos a mais do que no levantamento anterior, de 12 de maio. A margem de erro da pesquisa, que ouviu 401 eleitores, é de 4,89 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Segundo os números, 7% dos eleitores goianienses votariam em branco ou nulo e 7,7% estão indecisos.
A pesquisa é a primeira realizada após a desistência da deputada federal Raquel Teixeira (PSDB), do senador Demóstenes Torres (DEM) e do presidente da Goiás Turismo, Barbosa Neto (PSB), da disputa. O levantamento foi feito antes do anúncio do apoio do PTB – que aparecia com Talles Barreto na disputa – e do PT do B – com Tiãozinho Costa – à candidatura de Sandes.
Iris, cuja candidatura à reeleição foi formalizada ontem na convenção do PMDB, tem quase quatro vezes o número de intenção de votos dos demais candidatos.
O candidato do PSOL, Martiniano Cavalcante, aparece na terceira posição, com 1% das intenções, empatado tecnicamente, em função da margem de erro, com Tiãozinho, Gilvane Felipe (PPS) e Talles, que têm 0,5% cada. Talles deve ser confirmado hoje na vice da chapa de Sandes. Com isso, quatro candidatos estão na disputa até agora – Iris, Sandes, Martiniano e Gilvane. O prazo para a realização das convenções termina hoje. Os números mostram que Iris e Sandes dividiram as intenções de votos dadas aos outros três pré-candidatos da base aliada estadual.
Na comparação com a pesquisa Serpes/O POPULAR realizada entre 19 e 22 de fevereiro, Iris acumula 20,9 pontos porcentuais de crescimento nas intenções de voto. Ele tinha, então, 46,7%. Sandes aparecia com 11,2%, caiu para 7,2% em maio, com a entrada de Demóstenes na disputa, e, na comparação entre fevereiro e agora, registra crescimento de quatro pontos.
Iris está mais bem posicionado entre os eleitores do sexo masculino (70,8% das intenções), de 25 a 34 anos de idade (76,9%) e com ensino médio (70,9%). Sandes tem índices próximos entre eleitores do sexo masculino (15,7%) e feminino (14,8%), de 35 a 44 anos (20,9%) e com curso superior (20,4%).

0 Comentar: