sexta-feira, 13 de junho de 2008

Monte uma vitrine vendedora

A vitrine é um dos componentes mais importantes de uma loja. Ela funciona como um cartão de visitas de seu negócio e deve ser capaz de encantar seu cliente em poucos segundos. Para se ter uma idéia da relevância deste tema, especialistas apontam que uma vitrine bem feita pode responder por um volume entre 30% e 40% das vendas – e este número pode ser ainda maior se considerarmos as compras realizadas por impulso.
Entretanto, nem sempre essa área da loja tem o destaque merecido, servindo muitas vezes apenas como um mostruário do negócio. Na verdade, planejar a vitrine é uma tarefa bem mais complexa, que deve trazer a identidade da empresa e ser coerente com sua comunicação. Se for possível, o ideal é trazer um profissional para realizar a montagem (investimento mais barato do que o imaginado). Você pode, contudo, seguir algumas dicas para criar o espaço da sua loja.
Em primeiro lugar, você deve investigar quem exatamente é o cliente que você deseja atrair e como ele reagiria a uma vitrine. Uma vitrine de vestuário para a classe AA, por exemplo, exige visual temático e amplos espaços internos, com poucas peças expostas que passam imagem de exclusividade. Leve em consideração também o bairro ou shopping em que você está instalado e o tipo de vizinhança. Isto permitirá que você defina melhor o tipo de vitrine a ser implementado, bem como seu calendário.
Bem, agora mãos à obra! Evite o excesso de elementos expostos – cartazes, móbiles, adesivos etc. Com muitos produtos juntos num só espaço, seus detalhes e charme se perdem e você só conseguirá exibir poluição visual.
Para contornar este problema, você deve dividir os produtos em espaços maiores e divididos por grupos, de acordo com seu ramo e definidos por marcas e estilos. Se você trabalha com eletrônicos, por exemplo, pode separar a vitrine com máquinas fotográficas e tocadores de música digital. Com isto, você evita excesso de mercadorias e garante uma fácil leitura.
Lembre-se também que você deve aproveitar todos os espaços da vitrine. O teto, em especial, pode ser utilizado para empregar as decorações que normalmente estão no chão, roubando atenção dos produtos. Você também deve aproveitar a área tridimensional da vitrine para movimentar as mercadorias, conferindo um efeito agradável.
Com estas dicas, sua vitrine deverá ficar mais enxuta e atraente, servindo como instrumento de potencialização de vendas. Explore sua capacidade criativa e faça dessa área nobre um verdadeiro espelho de seus negócios. Boas vendas!