quarta-feira, 11 de junho de 2008

Comércio espera lojas cheias hoje e amanhã

Lojistas de Goiânia apostam em aumento das vendas na véspera e no dia dos namorados

O comércio de Goiânia registra crescimento das vendas em função do Dia dos Namorados, que será comemorado amanhã. Mas os lojistas prevêem que hoje e amanhã o movimento será ainda maior, já que os consumidores sempre deixam as compras de presentes para a última hora.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL-Goiânia), Melchior Luiz Duarte de Abreu Filho, acredita que, desta vez, o consumidor vai optar por presentes criativos, já que o orçamento doméstico está apertado em função do aumento dos preços de produtos básicos.
Apesar disso, pesquisa da CDL, em parceria com as Faculdades Alves Faria (Alfa), mostra que ninguém vai deixar de presentear a pessoa amada, embora o valor médio da compra deva ficar entre R$ 10,00 e R$ 100,00. Essa quantia é inferior ao valor registrado no mesmo período do ano passado, que chegou a R$ 150,00.
Este ano, observa a gerente da Imaginarium, Ludiene Gomes do Espírito Santo, as pessoas estão em busca de presentes diferenciados. Alguns produtos já se esgotaram no estoque, como a cueca silcada com a figura de um velocímetro na parte da frente. A outra vedete de vendas é a almofada coração com braços.
IncrementoNas lojas Hering, a expectativa da gerente Rafaela Pereira Maria é de que hoje e amanhã as lojas fiquem lotadas, sobretudo porque muitas pessoas já fizeram suas próprias pesquisas de preço e, agora, partirão para as compras.
Na Rival Calçados, em cada compra no valor de R$ 100,00 ou mais, o cliente ganha um pingente banhado em ouro ou uma carteira de couro. O supervisor de vendas Daniel Ribeiro estima que as vendas cresçam cerca de 25% nesta data, em comparação com igual período do ano anterior.
Os franqueados de O Boticário, em Goiânia, apostam num incremento de até 20% nas vendas este mês sobre o mesmo período de 2007, pois consideram o Dia dos Namorados o segundo Natal da rede. A Natura está com 11 sugestões de presentes para a data. Já a Chilli Beans, marca de óculos escuros e relógios, espera crescimento de 20%.
Já os consumidores que comprarem produtos Albany concorrem a uma viagem de uma semana a Paris, com direito a acompanhante, e a 400 câmeras fotográficas.
Pesquisa O Centro de Pesquisas de Relações Públicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou um levantamento nos shopping centers de Goiânia e constatou que os homens deverão gastar mais do que as mulheres na compra de presentes. Outra constatação é que, enquanto as mulheres preferem pagar suas compras em dinheiro vivo, os homens são campeões no uso do cartão de crédito.
A pesquisa mostra ainda que, na hora de fazer as compras, as mulheres são mais detalhistas e criativas. Gastam, em média, duas horas percorrendo as lojas. Já os homens são mais apressados. Ficam, em média, uma hora e optam por presentes que tenham mais utilidade doméstica.