domingo, 1 de junho de 2008

Seleção sofre, mas derrota o Canadá


A seleção brasileira derrotou na noite deste sábado o Canadá por 3 a 2, em partida amistosa na qual teve dificuldades para chegar à vitória. Diego, Luis Fabiano e Robinho fizeram os gols brasileiros no estádio Qwest Field, em Seattle, Estados Unidos. Friend e De Guzman descontaram.

Esta foi de fato a primeira vitória da seleção principal do Brasil sobre a do Canadá. Em dois outros encontros, houve empate. Em 1996, pela Copa Ouro, um torneio sem limite de idade, o Brasil venceu por 4 a 1, mas estava representado pela seleção olímpica.

Os canadenses encararam a partida com especial atenção. Fizeram treinos intensivos durante a semana e prometeram partir para cima. No jogo, eles superaram as expectativas e deram muito trabalho. Em momento algum a seleção conseguiu uma vantagem confortável no placar.

Lance genial de Robinho dá falsa impressão de facilidade

O Brasil começou o jogo dando a impressão de que venceria facilmente. Aos quatro minutos, Robinho mostrou seu cartão de visitas e, depois de um lindo drible do elástico, serviu Diego na área. O camisa 10 bateu de chapa, no canto, e correu para o abraço.

BRASIL MUNDIAL FC: Robinho fez lembrar Pelé. Saiba a razão aqui.

Agência/EFE
Robinho e Diego comemoram o primeiro gol
A seleção, no entanto, parou no jogo. O Canadá, que se prepara para buscar uma vaga na próxima Copa do Mundo (não consegue desde 1986), mostrou que seus torcedores podem ter alguma esperança. Bem postados defensivamente, os canadenses permitiram poucas chances ao Brasil no primeiro tempo. Ainda, mostraram organização no meio-campo e criaram diversas chances.
O empate do Canadá aconteceu aos nove minutos. Em bola alçada na área, Júlio César saiu mal do gol e Friend testou para a rede. Empolgados pelo empate e favorecidos pela sonolência brasileira, os canadenses tiveram três grandes chances para virar. Na primeira delas, Nakajima recebeu lançamento e, cara a cara com Júlio César, bateu para fora. Depois, Serioux concluiu com força uma boa troca de passes e obrigou Júlio César a fazer grande defesa. Por fim, De Rosario recebeu na área e foi abafado pelo goleiro brasileiro na hora em que empurraria para o gol. O Brasil, que teve o meio-campo formado por Mineiro, Josué, Júlio Baptista e Diego produzindo abaixo da média, acabou chegando ao segundo gol pouco antes do intervalo. Gilberto, numa das poucas vezes que foi ao fundo (Maicon, o outro lateral, buscou mais o ataque), cruzou para Luis Fabiano cabecear em cima do goleiro Onstad, que não foi capaz de segurar a bola e a deixou entrar mansamente. A seleção foi para o intervalo em vantagem no placar, mas em dívida com o futebol. Maicon, Robinho e Luis Fabiano, pelo esforço, foram os poucos que se salvaram.

Canadense vai de herói a vilão no jogo

Agência/AP

Adriano voltou à seleção no segundo tempo
No segundo tempo, Dunga não fez substituições e o Brasil continuou inoperante. O Canadá, mesmo sem ser brilhante mas tocando a bola com consciência, empatou o jogo aos dez minutos. De Guzman pegou bola mal-rebatida por Lúcio na intermediária, deixou Mineiro para trás e soltou a bomba, sem chances para Júlio César.

Veja a galeria de fotos do amistoso!

O empate canadense fez a seleção acordar um pouco no jogo. Aos 13 minutos, Luis Fabiano recebeu passe de Mineiro e estufou a rede, mas o árbitro Kevin Stott anulou corretamente o gol, marcando impedimento do brasileiro.

Aos 17, no entanto, os canadenses deram de bandeja o terceiro gol para o Brasil. De Guzman, que marcara um golaço, recuou bola muito mal e acabou por deixar Robinho de cara com o gol. O craque driblou o goleiro e tocou para o fundo do gol.

Dunga passou então a mexer no time. De uma vez, lançou Adriano, Elano e Luisão na vagas de Luis Fabiano, Júlio Baptista e Lúcio, respectivamente. Um pouco mais tarde, pôs Pato na vaga de Diego.

Com novo gás, a seleção passou a valorizar mais a posse de bola. Os canadenses já não tinham mais a mesma força física e diminuíram um pouco o ritmo. Adriano assustou o goleiro canadense com um chute de longe. O Imperador buscou jogo, mas não conseguiu balançar a rede.