domingo, 21 de dezembro de 2008

Verão começa hoje, com mais chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e sul do Amazonas

Estação começa às 9h04 deste domingo, ou às 10h04 no horário de verão.Período é caracterizado por dias mais longos do que as noites.

O verão começa às 9h04 deste domingo (21), ou às 10h04, se considerado o horário de verão. Nos primeiros dias da estação, o sol aparece entre nuvens em quase todo o país, com possibilidade de pancadas de chuva em áreas de todas as regiões. “Será um verão bastante típico, com dias de sol e pancadas de chuva no fim da tarde, até pelas temperaturas pouco mais elevadas”, afirma Manoel Rangel, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Saiba mais sobre a previsão do tempo no Brasil e no mundo

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), a estação termina às 02h48 de 20 de março de 2009.

saiba mais
Conheça tratamentos que preparam a pele para bronzeado perfeito
Apesar de ser um período conhecido pelas altas temperaturas, a previsão para os próximos meses é de chuvas um pouco acima da média prevista para a época na Região Norte. Já no Nordeste e Sudeste do país, as chuvas devem estar abaixo da média, segundo o Cptec/Inpe e o Inmet.

O verão é caracterizado por dias mais longos do que as noites e por rápidas mudanças nas condições diárias do tempo, o que deve causar chuvas rápidas e fortes, principalmente no período da tarde. Devido ao aumento da temperatura do ar no continente, as chuvas de verão poderão ser acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Os maiores totais acumulados de chuva deverão se concentrar, durante o verão, nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e extremo sul do Amazonas. As chuvas devem estar associadas à formação do sistema meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul, cuja principal característica é a ocorrência de chuvas por vários dias, resultando em enchentes e deslizamentos de terra

0 Comentar: