quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

INADIMPLÊNCIA

Cresce inadimplência de pessoas físicas

Brasília - Ao mesmo tempo em que o mercado de crédito está em desaceleração, cresce o atraso dos pagamento de dívidas já contraídas pelas famílias brasileiras. A inadimplência nas operações de pessoas físicas, em novembro, atingiu 7,8%, a maior taxa desde agosto de 2003, quando os atrasos chegaram a 7,9% do volume de crédito concedido. Essa foi a segunda alta consecutiva desde o recrudescimento da crise financeira mundial.

Nas operações com as empresas, porém, os atrasos acima de 90 dias ficaram estáveis em 1,7% do total de crédito, segundo o Banco Central. O mesmo ocorre quando se analisa a inadimplência global do sistema, que permaneceu em 4,2%.

Há um ano, a inadimplência das pessoas físicas estava em 7,1%, enquanto entre as empresas a taxa era de 2,2% e no global do sistema, 4,5%. Para o BC, o aumento dos atrasos nos pagamentos das famílias é um fator que deve ser acompanhado.

A preocupação do BC é com o cenário de desaceleração nas concessões de crédito. Com isso, o peso dos calotes é maior em relação ao volume de crédito. (FP)

0 Comentar: