domingo, 21 de dezembro de 2008

Kit de verão e cuidados ajudam a evitar "cabelo de palha"

Nos dias de calor, com o aumento da exposição ao sol, é muito comum que os cabelos fiquem ressecados. Mas com poucos cuidados antes e depois de enfrentar o sol, os fios podem sobreviver saudáveis ao verão.

Segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, o ressecamento é o principal problema que atinge os cabelos nesta época do ano.

"O sol, a areia, a água do mar e a piscina desestruturam as proteínas que compõem os fios. Com isso, eles ganham a aparência de 'palha', perdendo o brilho", explica o médico. A fragilidade também pode deixar os fios quebradiços, levando à queda.

Segundo a cabeleireira Mona Diório, da Casa Mauro Freire, de São Paulo, além do ressecamento, as clientes costumam reclamar do desbotamento da cor após uma temporada de exposição ao sol.
"As mais prevenidas tratam antes", avisa.

Cuidados no salão
Mona conta que a "escova de chocolate" é a mais procurada para preparar as madeixas para o verão e também recuperá-las quando estão muito secas. Consiste na aplicação de um creme com base de queratina e extrato de cacau, seguida por uma escova. É uma hidratação que dura cerca de dois meses e é feita apenas em salões de beleza, por cerca de R$ 200.

"Ela consegue recuperar os cabelos em quase 100% e deixa-os mais macios, mantendo sua característica natural, sem esticar os fios", explica a cabeleireira.

Já a Hidratneon é a grande aposta do salão Red Door, de São Paulo. "Com ela, é possível notar resultados após oito minutos da aplicação", explica o cabeleireiro Robson Trindade. Trata-se de uma hidratação a seco, que é feita com aplicação de dois tipos de produto, um para o couro cabeludo e outro para os fios. Cada aplicação sai por R$ 115, em média.

Use os produtos certos
Quem não quiser gastar na ida ao salão, um "kit" composto por quatro produtos pode ajudar a prevenir e atenuar os males causados pelo sol: xampu antiqueda, creme sem enxágüe (que deve ser usado depois de lavar os cabelos no banho), silicone (aplicado nas pontas) e filtro solar para cabelos.

Mas fique atento: nem todos os itens disponíveis no mercado realmente tratam os fios do sol. Procure os que tenham na formulação a sigla HP ou que sejam quaternizados, o que significa que ele tem um componente que irá garantir a fixação do produto.

"Esses cuidados ajudam a melhorar o aspecto dos cabelos. Mas, no fundo, eles continuarão doentes. Os fios não voltam a ser homogêneos", diz Bedin. Para o dermatologista, essa situação não pode ser revertida --só resta esperar o cabelo ressecado ser cortado e esperar o novo nascer.

0 Comentar: