domingo, 28 de dezembro de 2008

Empresas investem para driblar crise

Redes lojistas apostam na economia e inauguram novos pontos-de-venda, reformam e ampliam para aumentar negócios



Confiantes na continuidade do bom desempenho da economia brasileira, especialmente a goiana, os empresários estão adotando estratégias para minimizar os efeitos da crise financeira internacional. Eles realizam investimentos em novas lojas, reformas e ampliações de pontos-de-venda já existentes, gerando mais empregos e rompendo novas fronteiras nacionais e internacionais em busca de outros mercados para negócios.

Somente este mês, grupos empresariais como Novo Mundo, O Boticário, Centauro, Cacau Show, Flávios Calçados, Livraria Nobel, Renner, Vivo e outros inauguraram novas lojas e reabriram pontos-de-venda totalmente reformados e ampliados.

O Flamboyant Shopping Center e o Shopping Bougainville anunciam expansões para até 2010, enquanto o Goiânia Shopping acelera as obras de ampliação, que serão inauguradas no próximo ano.

Em 2009, a rede Bretas de Supermercados vai inaugurar mais cinco lojas em Goiás, das quais quatro em Goiânia e uma em Aparecida de Goiânia. As novas unidades vão gerar mil empregos diretos. Já a rede de supermercados Marcos confirmou que o plano de expansão do grupo está mantido para 2009. A empresa está prospectando possibilidades de negócios em Goiânia e em cidades do interior do Estado de Goiás.

“Estamos confiantes na economia brasileira, a despeito da crise financeira mundial, e temos boas perspectivas para o Natal, por isso continuamos firmes com nossos projetos de investimentos, inclusive para o próximo ano”, afirma o diretor da franquia de o O Boticário na Grande Goiânia, Divino José Dias. Nos últimos 30 dias, a empresa inaugurou mais duas lojas em Goiânia e contratou 14 trabalhadores.

FronteiraO Grupo Novo Mundo, com matriz em Goiânia, mais uma vez rompe fronteiras e abriu loja em outro Estado. Desta vez em Minas Gerais. O grupo está presente também no Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. No último mês, abriu uma filial em Paracatu (MG) e recentemente festejou a ampliação de duas lojas na Avenida Anhangüera, no Centro, e inaugurou o ponto-de- venda de Piracanjuba e as ampliações das lojas de Palmas (TO), Cuiabá (MT), Itumbiara e outras no interior do Estado.

O diretor da empresa, Carlos Luciano Martins, anuncia para 2009 a abertura de pontos-de-venda em Catalão, Jataí, Itaberaí e outras lojas em Goiânia, com o intuito de continuar crescendo e fazer frente à concorrência.

A rede Centauro inaugurou três lojas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Foram gerados mais de cem empregos diretos. Já a Rival Calçados abriu mais duas lojas no Estado, em Rio Verde e Trindade, e tem planos de novas expansões para 2009. “Onde tiver oportunidade de mercado estaremos lá, independente de crise”, assegura o gerente comercial da empresa, Lucas Botelho.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL) não tem levantamento de quantas lojas serão inauguradas na Grande Goiânia nos próximos meses.

Mas o presidente da entidade, Melchior Luiz Duarte de Abreu Filho, acredita que todos os projetos iniciados serão mantidos, sobretudo aqueles que têm foco maior nas vendas de varejo

0 Comentar: