quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Calor dentro do carro? Veja como usar o ar-condicionado

Dica é abrir os vidros e andar com o ar ligado por alguns minutos.Confira as respostas das dúvidas enviadas por internautas.


O verão já começou e com ele muita gente vai precisar do ar-condicionado para suportar o calor dentro do carro. Mas o uso do equipamento requer alguns cuidados especiais para melhor aproveitar o seu potencial e evitar desgaste desnecessário de combustível. Após a publicação do tira-dúvidas do sistema de ar-condicionado, muitos internautas enviaram perguntas sobre o tema. Confira abaixo algumas respostas:
É aconselhavel quando o carro está muito quente, ligar o ar e deixar uns dois dedos do vidro aberto por alguns minutos, para que o ar quente saia de dentro do veículo?

Essa informação é verdadeira. Quando o carro estiver com a temperatura interna muito alta, o ideal é abrir os vidros e andar com o carro, já com o ar ligado, para ocorrer a troca de ar interna. Depois de alguns minutos ative a recirculação do ar interno e feche os vidros. Desse modo é possível obter a queda da temperatura interna mais rapidamente.

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O ar-condicionado do carro possui filtro?
A maioria dos carros equipados com ar-condicionado possui um filtro que retém impurezas vindas do ar externo. Esse filtro deve ser trocado a cada seis meses. Não tem como limpar, só a substituição pode ser feita. Essa troca é fácil de ser realizada, porém, sempre é bom verificar se o sistema está em ordem e se o nível do gás refrigerante está correto. Assim, o mais adequado é levar em uma oficina especializada para fazer esse serviço.
É aconselhável instalar um ar-condicionado que não seja de fábrica em um carro 1.0?
O ar-condicionado é um equipamento em que a instalação não é recomendada fora da fábrica. Isso porque pode ocasionar diversas adaptações que com o tempo comprometem algum componente ou mesmo a durabilidade do equipamento. O mais comum é a infiltração de água no interior do veiculo, além de problemas elétricos, já que conforme a adaptação, mesmo em concessionárias, pode ser utilizada peça paralela. Um bom exemplo é a correia do alternador, que também vai girar o compressor. Em algumas instalações fora da fábrica, a correia utilizada patina e não aciona adequadamente o alternador, que por conseqüência não carrega a bateria corretamente. O final disso tudo é que o motorista pode ficar na mão.
Às vezes quando ligo o ar-condicionado, sai um cheiro ruim, desagradável. Sempre levo meus carros para revisão mas nada consta. Também, às vezes mesmo com o ar-condicionado desligado, saí uma corrente leve de ar quente, especialmente em dias mais quentes. O que pode ser isso?

O ar-condicionado precisa ser utilizado periodicamente para manter o gás em condições ideais de funcionamento e os dutos de ventilação limpos. O cuidado a evitar é a proliferação de fungos, que é muito comum e causa o odor desagradável. Para resolver seu problema adote o habito de desligar o aparelho antes de chegar ao seu destino e de preferência mantenha a ventilação ligada. Isso serve se ficar parado algumas horas. Se for deixar o carro parado por um tempo maior, dias ou semanas, coloque a temperatura no mais quente e deixe ligado por alguns segundos, antes de encostar o automóvel. Se mesmo assim, ao ligar o ar perceber o odor, coloque no quente e deixe ligado por instantes antes de colocar no frio.

Gostaria de saber se além da perda de rendimento, o funcionamento do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível também. Se positivo, o que é melhor em termos de desempenho e consumo de combustível numa estrada, rodar com o ar condicionado ligado ou desligá-lo e abrir as janelas?
O uso do ar-condicionado aumenta sim o consumo de combustível. Porém, esse consumo é maior quando utilizado em velocidades inferiores a 70 km/h, se comparado a utilização do carro com vidros abertos. Acima disso, o consumo com o ar ligado e vidros fechados tende a ser menor em razão do atrito aerodinâmico que os vidros abertos criam. Ou seja, para rodar na estrada o ar-condicionado ligado tende a ser mais econômico. Já na cidade, o uso do aparelho é mais indicado, principalmente nas grandes cidades, em razão da segurança. Além, é claro, do conforto proporcionado.
O uso do ar não deve ser por um tempo prolongado. Qual seria o tempo máximo dele ligado em um carro 1.4?
Na verdade não é uso do ar-condicionado que não deve ser prolongado, mas sim a recirculação do ar. O aparelho pode ficar ligado constantemente, porém, o ar precisa ser renovado periodicamente para não ficar viciado, o que pode causar mal-estar nos ocupantes. Desse modo, mesmo trafegando na cidade, procure vez ou outra liberar a entrada de ar externo, a fim de renovar o ar.
É verdade que não se deve ligar o carro com o ar-condicionado ligado? É verdade que força o sistema, causando a queima do compressor de ar?
Essa informação é antiga, vem da época dos primeiros automóveis equipados com ar-condicionado. Atualmente não tem problema algum dar partida no carro com o aparelho ligado, já que os veículos modernos possuem sensores que ativam e desativam o sistema em diversas condições.

A posição da chave do ar condicionado no 1, 2, 3 ou 4 influencia no aumento do consumo?
O compressor do ar-condicionado dos carros funciona de forma constante, de modo que, independente da velocidade escolhida, o consumo de combustível será o mesmo.
Eu entendi que ar deve seu usado sempre, mas o botão é que não fica apertado? Que botão e esse?
Esse botão é o que liga e desliga a recirculação do ar. Conforme explicado acima, ele deve ser utilizado para se acelerar o resfriamento interno, além de evitar que o ar externo entre no carro, principalmente quando se está atrás de um caminhão soltando fumaça, ou dentro de um túnel, em um engarrafamento, entre outros. Porém, o uso prolongado pode viciar o ar e isso causa mal-estar nos passageiros.
Como funciona o sistema Dual Zone?
Esse tipo de condicionador de ar divide o carro em duas áreas, sendo possível manter uma temperatura diferente em cada uma delas. O funcionamento depende basicamente de sensores distribuídos pelo interior do automóvel. Esses sensores captam a temperatura ambiente em cada área e conforme a temperatura desejada aumenta-se o fluxo de ar refrigerado para uma ou outra região, levando-se em consideração diversos fatores, como a incidência de luz solar e a temperatura externa.

Eu tenho um Ford Fiesta 1.0 de 2001. Quando eu ligo o ar-condicionado o motor fica acelerado. Isso é normal? A rotação aumenta? O que devo fazer?

É normal sim. Todo carro equipado com ar-condicionado, independente do tamanho do motor, tende a ficar mais acelerado com o equipado ligado. É claro que um veículo com motor 1.0 vai sentir esse “peso” de uma forma mais evidente. Isso ocorre porque o motor do automóvel precisa acionar o motor do compressor que vai resfriar o ar, o que faz com que ele fique levemente acelerado.

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