domingo, 21 de dezembro de 2008

Veja dez perguntas e respostas sobre o seu bronzeado

A ação do protetor solar e a forma de utilizá-lo ainda deixam dúvidas para muita gente. Abaixo, a dermatologista Ligia Kogos fala sobre sol, proteção, queimaduras e a melhor forma de manter o bronzeado.

1 - É preciso mesmo passar protetor solar meia hora antes da exposição ao sol, mesmo para produtos que dizem ter ação imediata?
Aplicar o protetor solar meia hora antes de chegar à praia ou piscina aumenta muito a eficácia do produto. O ideal é passar o protetor-bronzeador antes de sair de casa, antes de colocar o biquíni ou maiô, para não esquecer nenhum cantinho da pele. A ação é imediata, mas dessa forma o produto penetra melhor na pele e, de certa forma, se fixa nela. Quando chegamos à praia ou à piscina, já começamos a transpirar, estamos com a roupa de banho, conversando com outras pessoas e, assim, tanto o espalhamento perfeito como a penetração do filtro solar na pele ficam prejudicados.

2 - Como saber a quantidade certa de protetor que devemos usar?
Deve-se aplicar o produto como quem passa um hidratante na pele, sem ser preciso exagerar na quantidade, apenas tomando o cuidado para espalhá-lo de forma homogênea, observando especialmente zonas difíceis como costas, dorso do pé, pescoço e região em torno das axilas, que são freqüentemente negligenciadas. Em média, gastamos cerca de 5 g de loção cremosa, por exemplo, no corpo todo. Zonas duramente atingidas pelo sol, como colo e ombros, merecem uma boa camada de protetor. É interessante se possível, aplicar o protetor-bronzador antes de colocar o biquíni ou calção, para não haver o freqüente erro de se passar o creme longe das alcinhas e do cós.

3 - Com qual periodicidade devemos reaplicar o produto, incluindo produtos a prova d'água?
Isso depende do grau de atividade esportiva, do tempo que se permanecerá exposto, da intensidade do sol e também da sensibilidade da pele. Alguém de pele muito clara e sensível que está numa praia do Nordeste, nadando e jogando bola e pretende ficar mais de quatro horas na praia deverá, é claro, retocar pelo menos duas vezes seu protetor. Já uma pessoa que está tomando sol num fim de semana de primavera branda, já ligeiramente bronzeado, que não é de muitos exercícios e aplicou corretamente seu protetor antes de sair de casa pode ficar suas quatro horas na praia sem necessidade de retoques. Em média, costumo recomendar que se leve o frasco para a praia para pelo menos um retoque nas zonas críticas como rosto, ombros e colo.

4 - Qual produto protege mais, entre creme, gel, loção ou outro(s)?
Atualmente se consegue grande eficácia em qualquer das apresentações. Pode-se escolher livremente os que mais se adaptam ao gosto pessoal e tipo de pele. Claro que produtos mais encorpados podem ter mais resistência à água e à transpiração, necessitando menos de retoques.

5 - Quando nos queimamos em excesso, devemos tomar banho quente ou frio?
Quando a pele está realmente queimada, vermelha e sensível, a sensação é de ardor e desconforto, tanto com água muito quente como muito fria, sendo mais agradável a temperatura morna. Mas, desde que não haja exageros, isso não tem grande importância na fase aguda da queimadura.

6 - Depois que tomamos muito sol, há algo que possamos fazer para evitar o descascamento?
O que de fato evita o descascamento é a proteção adequada antes do sol, que faz com que se adquira o bronzeado sem traumas nem agressão. Mas claro que poderosos hidratantes, especialmente os que contêm uréia, lactatos, silicones ou dimeticones, óleos de avelã, macadâmia ou germe de trigo podem ajudar a tornar o descascamento quase imperceptível.

7 - Que substâncias podem ajudar a "acalmar" a pele de fato, reduzindo o ardor e a vermelhidão em caso de excesso de exposição ao sol?
Se houve descuido e excesso de sol, a pele se torna opaca e ressecada. O bronzeado fica desde manchado, com áreas esbranquiçadas entremeadas com pele escura --especialmente nos braços e rosto--, até os casos de pele descascando e ardendo, quente e vermelha, às vezes com bolhas.
Alguns produtos podem ajudar a superar essa fase crítica e atenuar o desconforto e constrangimento. Há loções corporais pós-sol (ou "after sun") que aliviam a dor da pele queimada, em sprays refrescantes não-gordurosos que não precisam ser retirados depois, até poderosos hidratantes que abreviam o período de ressecamento e corrigem as manchas esbranquiçadas que aparecem nos braços --lembrança das praias ensolaradas.

Se a pele esta ressecada e descamando, o melhor é massagear durante o banho para a pele ir soltando e depois hidratar bem. Procure ingredientes em hidratantes de uso pós-sol como uréia, alantoina, pantenol, aloe vera, óleo de uva, óleo de macadâmia, óleo de avelã, lactato, ceramidas, dimeticones ou silicones, vitamina E, lipossomas etc.

8 - Há algum tratamento realizado em clínica que auxilie na recuperação de uma pele que foi muito queimada, uma espécie de pronto-socorro dermatológico?
Especialmente nos casos de rosto, colo, pescoço e mãos --regiões delicadas que sofrem muito com a agressão solar, logo mostrando sinais de desgaste e desvitalização--, pode-se fazer tratamentos que regenerem a pele, devolvendo-lhe o frescor e a homogeneidade perdidas. São usados produtos e equipamentos em hidratações profundas, assim como luzes calmantes e antiinflamatórias de equipamentos como o Multiwaves.

9 - O sol que tomamos na praia é mais prejudicial do que o da cidade ou do campo?
Na praia há o fator agravante da areia refletindo os raios de baixo pra cima, o que torna os chapéus, bonés e viseiras menos efetivos do que na piscina. Além disso, a brisa do mar pode fazer com que não sintamos o calor de forma tão desconfortável, o que pode nos distrair e nos fazer esquecer dos perigos do excesso de sol. É comum também que o ambiente agradável à beira-mar faça com que muitos adormeçam em banhos de sol deitados, o que pode resultar em situações desastrosas.

10 - De volta à cidade, o que podemos fazer para manter o bronzeado?
Hidratantes para o corpo que contenham uréia (retentor de água) e silicone (proteção e brilho) ajudam a manter o tom homogêneo, inclusive prevenindo aquelas manchas brancas indefinidas nos braços de quem está muito bronzeado --junto com uso adequado de filtro solar, é claro. Os autobronzeadores, substâncias que "oxidam" a primeira camada da pele conferindo bronzeado dourado, são liberados e até estimulados pelos dermatologistas para o corpo e o rosto, já que moderam a ansiedade de se tomar muito sol.

Muitos produtos prontos, de linha comercial, já têm essa tecnologia. Há vários produtos lançados recentemente no mercado. Pode-se usar à vontade, lembrando que nas peles mais morenas e amareladas o resultado é até melhor do que nas rosadas ou muito branquinhas. Para manter o bronzeado adquirido na praia, é suficiente aplicá-lo uma vez por semana. Produtos hidratantes com leve quantidade de autobronzeadores na formulação, como alguns lançados no último ano, também desempenham bem o papel de manter a cor do verão.

0 Comentar: