quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Motivação & Sucesso

Diga sempre “nós”, em vez de “eu”, principalmente na empresa.


Há pessoas que têm o péssimo hábito de dizer “eu fiz”; “eu vou providenciar”; “eu vou dar uma solução”, etc. em vez de dizer “nós fizemos”; “nós iremos providenciar”; “nós daremos uma solução”, mesmo quando o fazer, o providenciar e o solucionar envolvem outras pessoas da empresa. Aliás, numa empresa, assim como na própria vida, nada conseguimos sozinhos. Sempre dependeremos da ajuda, da participação, do envolvimento de outras pessoas. Por isso, chega mesmo a ser falta de educação dizer “eu faço”; “eu vou providenciar”; etc. em vez de “nós fazemos”, etc.

Confesso que me sinto muito desconfortável ao conversar com presidentes, diretores, chefes, supervisores, gerentes que dizem sempre “eu” em vez de “nós”. A impressão que me dá é que essas pessoas se sentem “reis” e “rainhas” em vez de líderes que sabem que nada conseguirão sozinhos e precisam do apoio e da participação de seus liderados e colegas de trabalho.

Nunca se deve dizer “minha empresa” e sim “nossa empresa”; “meu produto” e sim “nosso produto” “minha loja e sim” “nossa loja. Até mesmo quando uma ideia tiver sido exclusivamente sua, será mais polido dizer “tivemos uma ideia” em vez de “eu tive uma ideia” quando falar de sua ideia a pessoas estranhas. Da mesma forma, vejo casais que nunca dizem “nós”, mesmo na presença do outro cônjuge.

Não é de boa educação um marido dizer “eu quero convidar você para jantar em minha casa”. O correto seria dizer “nós queremos convidar você para jantar em nossa casa”, pois a casa não é só dele e falando “eu queria” pode dar a impressão de que o outro cônjuge não tinha o mesmo desejo de fazer o convite.

Da mesma forma, nunca devemos nos elogiar a nós mesmos. Há um ditado que diz “elogio em boca própria é vitupério” (ato vergonhoso). Deixe sempre que os outros o elogiem; que os outros falem bem de você. Lembre-se que a verdade sempre aparecerá e você não precisa elogiar-se a si mesmo, o que pode até demonstrar ser você uma pessoa insegura de sua própria capacidade.

Veja se você não tem o hábito de dizer “eu” em vez de “nós” e também de se autoelogiar o tempo todo. Sempre é tempo de se corrigir. Acredite que as pessoas reparam essa sua forma egocêntrica de falar e fazem comentários que você, por certo, não gostaria de ouvir.
Pense nisso. Sucesso!

0 Comentar: