sábado, 19 de setembro de 2009

Iris: PMDB é o melhor para Meirelles

Para o prefeito, partido é o mais consolidado no Estado e daria maior respaldo político ao presidente do BC

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), voltou ontem a defender que o partido seria a melhor opção para o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, levar adiante seu projeto político. O prefeito disse que o PMDB é o mais consolidado em Goiás e poderia lhe dar maior respaldo político tanto regionalmente quando nacionalmente.

“Entendo que se ele (Meirelles) avaliar bem, o partido que tem melhores condições para dar respaldo a qualquer projeto que ele quiser desenvolver no próximo ano é o PMDB”, afirmou o prefeito à imprensa durante entrega de alimentos adquiridos pela Prefeitura a entidades filantrópicas.

“No PMDB ele (Meirelles) pode ser candidato a presidente da República, pois nós não temos um nome; pode ser candidato a vice-presidente numa coligação, pode ser candidato a senador, a governador, a qualquer coisa.”

O prefeito ressalvou, no entanto, que o presidente do BC não teria a garantia antecipada da cúpula do PMDB de que poderia ser candidato a governador, cargo que ambiciona disputar. Alegou que essa discussão tem de ser levada às bases partidárias e que não cabe a ele definir o nome da sigla para a sucessão estadual.

Embora a candidatura de Meirelles seja uma possibilidade para o PMDB disputar o governo do Estado, Iris lembrou que é natural que dentro da sigla seu próprio nome seja o mais lembrado para encabeçar a chapa majoritária em 2010, devido a sua trajetória política. Mas ressalvou que o momento ainda é de estruturar um projeto de governo e, portanto, prefere que a discussão de nomes seja feita somente no próximo ano.

Após sua filiação no PP ter sido dada como certa, Meirelles entabulou nos últimos dias diálogo com lideranças peemedebistas, que mostram interesse em sua adesão. Avalia se o PMDB seria uma opção mais palpável para tentar unir os partidos da base do presidente Lula em Goiás para enfrentar o senador Marconi Perillo (PSDB).
A bancada federal do partido que conversaram com Meirelles no início da semana contam que ele se diz muito inseguro quanto ao espaço que teria no partido. No PP, afirma, sua candidatura ao governo estaria garantida. No PMDB não conta com essa certeza.

O próprio presidente estadual da legenda, Adib Elias, acredita que será difícil Meirelles conquistar a candidatura a governador no PMDB. Justifica que, além da falta de trânsito do presidente do BC com as bases do partido, Iris aparece mais bem colocado nas pesquisas sobre a sucessão estadual. A expectativa é de que Meirelles defina seu futuro político até o final da próxima semana.

EntornoIris criticou ontem a cúpula nacional do PMDB por não ter garantido legenda para o ex-governador Joaquim Roriz disputar o governo do Distrito Federal. A posição do diretório regional do partido de apoiar a reeleição do governador José Roberto Arruda (DEM), respaldada indiretamente pelo comando nacional, provocou a desfiliação de Roriz na quinta-feira.
Fiquei extremamente chocado com essa posição da cúpula do PMDB. Um partido que joga fora um governo do Distrito Federal não está pensando bem, não refletiu convenientemente. Porque Joaquim Roriz é o líder mais forte daquela região”, criticou.


0 Comentar: