domingo, 19 de outubro de 2008

Quais os riscos das próteses tamanho Boing-Boing?

Em julho deste ano, a modelo brasileira Sheyla de Almeida tornou-se a mulher com os maiores seios da América Latina, após implantar um total de sete litros de silicone - 3,5 litros, em cada mama. E a também modelo Sabrina Boing-Boing quer chegar bem perto dessa marca: ela já tem 1,5 litro de silicone em cada seio e pretende dobrar essa quantidade até o final do ano - ou seja, ficará apenas com um litro de prótese atrás da colega.
No Brasil, esses exemplos ainda podem ser exceção, mas não deixam de indicar a vontade feminina - e de muitas brasileiras - de ter seios grandes e volumosos, considerados símbolo de beleza. O tamanho das próteses - exibido em programas de TV - levanta uma polêmica: será que exagerar na quantidade de silicone pode oferecer algum risco ao visual e à saúde?
"Quem coloca um grande volume acaba com dificuldades de realizar tarefas simples do cotidiano, como amarrar os sapatos e até dormir", explica o cirurgião plástico Cláudio Bicudo, membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Fora isso, segundo o médico, há maior chance de complicações na coluna, devido ao excesso de peso. "É como se todo dia a Sabrina carregasse nas costas seis quilos a mais, caso ela realmente atinja os três litros por mama."Para o cirurgião plástico Douglas Jorge, também membro da SBCP, a dificuldade está em definir o que é belo em termos de tamanho de seios.
"O que é bonito e adequado varia de uma época à outra e de um local para outro", analisa. "Mas é certo que hoje a mama deve ter um volume maior do que alguns anos atrás. Dificilmente, as próteses colocadas têm menos de 200ml."Por isso, depende do especialista orientar e alertar sobre o volume certo para cada mulher. Cláudio Bicudo é categórico ao afirmar que, se ele considera o procedimento exagerado, estabelece à paciente um limite máximo.
"O cirurgião precisa impor um limite", afirma.
"Os exageros fazem uma propaganda negativa para a cirurgia plástica."Por outro lado, o médico Douglas Jorge acredita que o papel do cirurgião é conversar com a pacientes e alertá-la quanto ao exagero. Mas, se for realmente o desejo dela, o procedimento pode ser feito.
A beleza e a saúdeO excesso de silicone, de acordo com os especialistas, pode provocar a distensão permanente da pele. Ou seja, quanto maior for o volume da prótese, mais a pele irá se esticar. Isso significa que, se a mulher tiver que retirar a prótese por qualquer motivo (desde arrependimento até rompimento do material, que pode dar origem a nódulos), as mamas ficarão flácidas e precisarão de outra cirurgia para voltarem ao normal.Independentemente do tamanho, as próteses podem dificultar a realização da mamografia - o exame das mamas que, entre outros resultados, identifica a existência de nódulos nos seios.
"A prótese não interfere no procedimento, mas a mulher pode se sentir incomodada, porque suas mamas são pressionadas", explica Bicudo. Já o médico Jorge acredita que o silicone pode dificultar sim a interpretação dos exames. Seja qual for a dificuldade que o silicone provoca, ambos os cirurgiões admitiram indicar, como avaliações complementares à mamografia, a ultra-sonografia ou a ressonância magnética.Para o organismo, porém, as próteses parecem não causar danos.
"As próteses de qualidade não têm conseqüências negativas para a saúde dos seios", garante Ricardo Chagas, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.Bicudo comenta que a rejeição à prótese realmente é rara, porque, antes de ser implantada, a paciente precisa realizar diversos exames, como hemograma, eletrocardiograma, ultra-sonografia das mamas e radiografia do tórax. E esses são apenas os de rotina, porque, dependendo do caso, o médico poderá solicitar outros.
Qual o tamanho certo, afinal?
Como os médicos disseram, nada impede que a mulher coloque um volume grande de silicone nas mamas, ou seja a partir de 400ml.
O médico deve observar apenas se a escolha não ficará desproporcional ao corpo da paciente. Para isso, leva-se em conta algumas medidas, não só a altura, mas também o tamanho do tórax, o biotipo (mais magra ou mais gordinha), além da capacidade de distensão da pele.Por exemplo, 300ml seria um volume muito grande para alguém de 1,60m, segundo o cirurgião Douglas Jorge. Essa quantidade poderia ficar boa e proporcionar uma aparência natural para alguém de 1,80m e que fosse um pouco mais forte.
Para uma mulher de estatura média, entre 1,60m e 1,65m, com físico atlético (nem magra nem obesa), as próteses entre 200ml e 280ml seriam mais indicadas. Mas o profissional ressalta a importância de se discutir sempre com o médico qual o tamanho ideal, uma vez que outros fatores interferem no resultado final.RestriçõesAssim como é difícil proibir mulheres de aplicarem próteses de volume excessivo nas mamas, os especialistas dão alguns avisos sobre quem pode e quem não deveria utilizar silicone, embora algumas mulheres não sigam essas orientações.
Mulheres com maior risco de desenvolver câncer de mama - ou seja, aquelas que já têm histórico da doença na família, por exemplo - deveriam evitar a cirurgia. Pacientes com alguma doença mamária também precisam passar longe do bisturi.Os médicos também aconselham a não colocar a prótese muito cedo, especialmente antes dos 17 anos, quando os seios estão em fase de desenvolvimento.
Entre 20 e 30 anos, quando a mulher está em fase fértil, ainda há chances de os seios aumentarem com uma gravidez, o que pode alterar os resultados de uma aplicação de prótese, caso já tenha sido feita.A menopausa também pode aumentar o tamanho dos seios.
"A prótese, muitas vezes, torna-se dispensável nessa fase", afirma Jorge. "Nesse caso, a paciente pode tirar a prótese e fazer uma cirurgia apenas para diminuir a flacidez e excesso da pele. O resultado fica muito bom", explica.

0 Comentar: