quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Motivação & Sucesso

Aprenda a pedir desculpas


Pedir desculpas é um ato que poucas pessoas conseguem fazer. Não é simples assumir um erro, aceitar a realidade e reconhecer uma falha. Talvez, você cometa um erro amanhã, mês que vem ou até mesmo no próximo instante, mas saiba que quando há um pedido de desculpas, a situação pode ser resolvida.

James Dale, autor do livro O Óbvio, trabalha com a idéia de que a desculpa é uma das ferramentas pouco utilizadas na vida e uma das mais necessárias. “Pode se negar a admitir, apesar das evidências em contrário ou aceitar a realidade e reconhecer seu erro”, comenta. Depois de descobrir uma falha, o melhor a fazer é reconhecê-la. A sinceridade nesses momentos ajuda bastante. Para auxiliá-lo, o autor apresenta as formas de se desculpar que funcionam melhor. Confira a definição de cada uma e frases que as exemplificam.

» Desculpa real
– “Sinto muito por ofender você, por ter cometido um erro em seu pedido”. Essa é a desculpa de quem assume o erro de verdade, sabe que errou e fará de tudo para consertar a falha.

» Desculpa se...
“Sinto muito se o ofendi, cometi um erro em seu pedido ou se não entreguei conforme prometido...”. Talvez, você não concorde que tenha errado, mas mesmo assim assume a responsabilidade e se desculpa por qualquer transtorno que tenha causado.

» Desculpa não-desculpa
– “Lamento se você acha que o ofendi, deixei de entregar seu pedido ou não entreguei conforme o prometido”. Caso tenha certeza absoluta de que não errou, porém sabe que continuar a discussão trará prejuízos, peça desculpa para que a outra pessoa se sinta melhor e mantenha uma relação saudável com você.

Para o autor, é melhor evitar o terceiro exemplo, pois você não estará sendo sincero. Lembre-se de que é preciso ser honesto para identificar se errou ou não, trabalhar para corrigir falhas e evitar que elas se repitam.

Pense nisso. Sucesso!...

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