segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Motivação & Sucesso

A Europa redescobre o Brasil


Com a volatilidade dos mercados financeiros internacionais e a revalorização da chamada “economia real”, a que realmente produz, gera emprego e renda, a Europa começam a redescobrir o Brasil e seu enorme potencial econômico. Só a população brasileira na faixa etária de maior consumo, entre 25 e 59 anos, é equivalente à população da Alemanha. As pessoas que ganham mais de cinco salários mínimos somam mais que a população inteira de Portugal. E o que mais impressiona esses mercados, já maduros, é que o mercado brasileiro ainda tem muito a crescer, a partir do aumento da renda das classes menos privilegiadas. Assim, enquanto a Europa vive do seu passado, o futuro, dizem eles, está no Brasil, e é para cá que desejam vir, os modernos europeus, como fizeram em 1500. (Veja o mapa acima que relata a viagem de Pedro Álvares Cabral).

Escrevo esta mensagem em Portugal, onde estou a trabalho e para o lançamento de um novo livro em terras lusitanas. Não há brasileiro que não se veja impressionado com o interesse europeu pelo nosso mercado, nosso povo e nossa tradição de abrigar imigrantes e fazer dessa nossa terra um País pluriétnico e empreendedor.

No Brasil, o futuro é maior que o passado e se fizermos a lição de casa de maneira diligente e certa teremos anos de grande prosperidade e muitos investimentos internacionais, gerando emprego e renda para nossa população. O Brasil tem tudo para se tornar uma das maiores plataformas de exportação de produtos manufaturados para a Europa, seja pela nossa posição geográfica estratégica que diminui os custos de logística, seja pela nossa capacidade de produzir com qualidade. Nosso mercado interno é um dos maiores do mundo. Temos energia, alimentos e tecnologia. Tudo para vencer, é o que afirmam os europeus.

Na prática, nós funcionários da rede estrela, temos que fazer nossa parte: trabalhar com honestidade, comprometimento, atenção aos detalhes, cuidar da qualidade, cuidar de nosso meio ambiente, ser bom filho, ser bom pai, ser bom marido, ser boa esposa, não dever, comprar somente o que se pode pagar e poupar etc. Enfim, teremos que ser a cada dia mais sérios e preparados para assumir o papel que o mundo espera e deseja que assumamos. A hora é agora!
Pense nisso. Sucesso!

0 Comentar: