sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O destino dos idosos

Acompanhei uma idosa a consulta médica e nas salas de espera sempre surge uma conversa com alguém, também acompanhante de idoso. Fiquei surpresa com tudo que ouvi. Foi mais ou menos assim: “Meu pai não gosta de tomar banho e tem mania de escarrar e cuspir no chão”. Ou então: “Minha mãe foi muito ruim para mim e para meus irmãos. Agora, tenho de cuidar dela e não consigo fazer por amor”.

Antigamente, um idoso era respeitado pela sabedoria adquirida, através das experiências de vida. Mas o que será que acontece nos nossos tempos? As pessoas estão ficando velhas, amarguradas, impacientes, irritadas ou os filhos é que não têm mais o amor e o respeito que deveriam ter pelos pais? Infelizmente, a tendência é piorar. A expectativa de vida aumentou, mas a qualidade dessa vida não me parece muito animadora. É melhor o governo já programar um plano de apoio aos futuros idosos. E que Deus tenha piedade de todos nós que ficaremos velhos um dia.
ZILAINE SAMPAIO

0 Comentar: