quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Eletrodoméstico lidera preferência do consumidor neste Natal

Dos brasileiros que pretendem fazer compras neste Natal, 70% irão adquirir eletrodomésticos, revela pesquisa da Fecomercio realizada com 1,2 mil pessoas em 12 capitais do país: São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Goiânia, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

Em segundo lugar, aparece vestuário, calçados e acessórios (12,25%) e, em terceiro, aparelho de TV ou som (11,3%).

Já os veículos ficaram no quarto lugar, com 10,7%. Entretanto, aqueles que não irão comprar um carro este ano poderão fazê-lo em 2010. Isso porque 30% dos entrevistados afirmaram que têm planos de comprar um automóvel até o Natal do ano que vem. Outros 20% gostariam de adquirir um imóvel, deixando os eletrodomésticos em terceiro lugar (7%) no ranking das listas de desejo de 2010.

Os dados demonstram certo otimismo por parte do consumidor. Para se ter uma ideia, no ano passado, por conta da crise internacional, mais de 54% dos entrevistados deixaram de consumir no Natal. " Em 2008, 54,9% dos entrevistados abriram mão de algum sonho de consumo (eletrodomésticos, aparelhos de TV e som) por conta do cenário negativo da crise " , explica Abram Szajman, presidente da Fecomercio.

Quanto às viagens a serem realizadas neste fim de ano, a pesquisa descortinou que, mesmo com a valorização do real frente ao dólar, 90% dos brasileiros não pretendem viajar para o exterior nestas festas, percentual superior ao obtido no Natal do ano passado, quando 87,8% não tinham a intenção de viajar no período festivo.

0 Comentar: