domingo, 6 de dezembro de 2009

05/12/2009 - 09h59
Brasil é aposta de grupo francês sócio do Pão de Açúcar para se expandir
CÍNTIA CARDOSO
colaboração para a Folha de S.Paulo, de Paris

A atividade nos países emergentes é, atualmente, um dos pilares das operações do grupo francês Casino. E o Brasil é a sua principal aposta para se expandir na América do Sul. A empresa disse em comunicado que, com a aquisição da Casas Bahia, "confirma a prioridade atribuída ao desenvolvimento no Brasil, um país onde o consumo está em forte expansão e cuja contribuição no volume de negócios do grupo continuará a crescer".

Casino e Abilio Diniz, da família fundadora do Pão de Açúcar, têm, cada um, 50% das ações da holding Wilkes, controladora do grupo brasileiro. Mas os franceses têm ainda 34% das ações com direito a voto, o que lhe dá mais peso no Pão de Açúcar, embora Diniz tenha, por acordo, mandato para comandar os negócios do grupo até 2012.

Em 2012, o Casino também poderá exercer o direito de compra de parte das ações de Diniz. Mas o acordo de acionistas permite haja uma prorrogação do mandato de gestão, mesmo que o Casino passe a deter mais de 50% da Wilkes.

De acordo com o balanço do terceiro trimestre deste ano, o faturamento das vendas das filiais internacionais do Casino cresceu 6% ante o mesmo período de 2008. Isso foi possível "graças ao dinamismo dos países emergentes, em particular do Brasil, onde foi consolidada a aquisição do Ponto Frio pelo Grupo Pão de Açúcar".

O resultado total do grupo no terceiro trimestre -faturamento na França e no exterior- mostra uma queda de 1,4% das vendas em euro.

Nos seis primeiros meses deste ano, o faturamento internacional cresceu 5%. Segundo o documento, esse desempenho foi possível graças à "América do Sul e à Ásia, que representam hoje quase 30% do volume de negócios". Já a receita total do grupo de janeiro a junho caiu 1% ante o mesmo período de 2008.

Ainda que o grupo Casino continue entre os principais atores das vendas do varejo de alimento na França, com uma rede de 8.601 lojas de nove marcas diferentes, a direção da empresa não esconde a estratégia de expansão fora do território europeu.

"Ao privilegiar os emergentes (...), o grupo fez da América do Sul e do Sudeste Asiático suas áreas prioritárias".Em relação à América do Sul, o grupo Casino destaca o crescimento das vendas no Brasil. No primeiro semestre, houve expansão de 6,2% em toda a região, "sustentada pelo forte desenvolvimento do Grupo Pão de Açúcar no Brasil", explica a empresa aos seus acionistas.

0 Comentar: