sexta-feira, 3 de julho de 2009

Taxa básica a 9,25% é marco histórico

Taxa básica a 9,25% é marco histórico

A taxa básica de juros a 9,25% ao ano é, de fato, um marco histórico. Confirma o longo processo de estabilização cuja última fase foi a introdução do Real em 1994. De lá para cá, reformas, novas instituições e políticas econômicas construíram um ambiente de estabilidade que tem resistido, por exemplo, às disputas políticas.

Muitos dirão: mas os juros brasileiros ainda são maiores do que nos países parecidos. É verdade, mas é preciso admitir que o Brasil se atrasou em relação a esses outros países. Quando o Brasil começou a liquidar com a inflação, em 1994, ela já não existia nas nações relevantes. Ou seja, estamos no meio do caminho, os juros ainda vão cair mais e se aproximar dos padrões internacionais.

São 15 anos da mesma moeda, 10 anos de regime de metas de inflação com BC independente, dez anos de superávit fiscal e redução do endividamento, dez anos de câmbio flutuante – não é pouca coisa. E são instituições e políticas que resistiram a uma dramática mudança na Presidência da República. A adesão de Lula a essas normas foi o começo da estabilização definitiva.

0 Comentar: