sábado, 18 de julho de 2009

A Ferrovia Norte-Sul no Sudoeste

A Ferrovia Norte-Sul no Sudoeste


Cilene Guimarães

Comentários sobre o trajeto da construção da Ferrovia Norte-Sul no Sudoeste do Estado indicavam a possível exclusão de Jataí. O presidente da Valec, Juquinha das Neves, confirmou, felizmente, que a obra vai até Jataí, através da construção de um ramal e de um porto seco, com o objetivo de atender não só a cidade como outras vizinhas. São municípios de uma das regiões de maior produção de grãos e carne do País: Mineiros, Chapadão do Céu, Caiapônia, Doverlândia, Serranópolis, Perolândia...

Terras que nos últimos anos despertaram o interesse de usinas de álcool e açúcar. Ali está surgindo um novo pólo de produção de biocombustível, prestes a entrar em operação. Com tamanho potencial, não seria de bom senso excluir o transporte de toneladas de milho, soja, sorgo, feijão, carne bovina, suína e de aves, produtos industrializados e, em breve, de biocombustível, dos benefícios do transporte ferroviário.

A verdade é que ninguém quer ficar fora desse projeto, por se tratar de um divisor no processo de desenvolvimento econômico do Estado – e do País. Trará inúmeros benefícios, num País abastecido pelo transporte rodoviário de cargas caro e obsoleto, não só pelo seu custo mas pelos desperdícios inerentes à esse sistema, inclusive alvo fácil de assaltantes.

Uma obra que já movimenta bilhões de reais não só nos trechos em andamento, mas no parque industrial de produção de componentes para a ferrovia. Os recursos aplicados neste início da obra são apenas um aperitivo para o grande volume que movimentará após a sua conclusão, com o transporte de toneladas de lucro para os produtores, os municípios, os Estados, o País.

Garantir a construção de um ramal da ferrovia até Jataí, um dos maiores produtores de milho safrinha do País, precisa ser um compromisso de todos os políticos do Sudoeste, numa mobilização permanente, em conjunto com os empresários e a sociedade. Não podemos deixar passar essa oportunidade, como já ocorreu em passado recente, quando a cidade perdeu indústrias para outros municípios.

A ferrovia vai ligar o Brasil de Norte a Sul, reduzindo o custo de escoamento da produção. E dará maior competitividade ao Centro-Oeste, tão carente em transporte de cargas.

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