segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Veja que cuidados tomar na hora de comprar um carro usado

Checar documentação é tão importante quanto verificar a mecânica. Cliente que se sentiu lesado atacou revendedora no ABC paulista.
Comprar um carro usado e, depois de um tempo descobrir que ele estava com a documentação irregular é sem dúvida uma grande dor de cabeça. Nesta quinta-feira (18), um homem e seu filho foram presos depois de destruírem com um pedaço de pau vários carros de uma loja de São Caetano do Sul (SP), de acordo com a polícia. Segundo o cliente, a loja vendeu o veículo mesmo estando alienado.

Para evitar este tipo de problema - e não chegar ao extremo, como no caso de São Caetano do Sul -, o cliente deve tomar alguns cuidados na hora de comprar um carro usado. Além de verificar a parte mecânica e a carroceria do veículo, é preciso certificar a procedência e a situação legal do veículo.

saiba mais
Venda de carros usados garante lucratividade para concessionárias
Veja dicas para não comprar carro com quilometragem adulterada
Consumidores caem em golpe e compram carros que tiveram perda total
Veja o que fazer para não pagar comissão na compra de carro
Mercado de usados tem carros cada vez 'menos usados'
"Muita gente só se preocupa com o lado material do carro que vai comprar", afirma George Assad Chahade, presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo (Assovesp). "Tão importante quanto a mecânica é a documentação do automóvel. É preciso ter cuidado na hora de fechar o negócio." Segundo Chahade, muitas vezes o próprio dono da loja é iludido pelo antigo proprietário e intermedia a venda de um veículo com problemas de documentação.
Confira abaixo algumas dicas importantes para quem vai comprar um veículo usado, segundo o presidente da Assovesp.

Procure se informar sobre a loja
"É importante pegar referências sobre o estabelecimento, conversar com algum amigo que tenha feito negócio com a loja. Em tese, as lojas e as concessionárias dão um pouco mais de garantia sobre a procedência do carro. Consulte um órgão de defesa do consumidor para saber se há queixas contra a loja."

Faça o levantamento dos documentos
"O ideal é pegar o número do Renavam para fazer o levantamento dos documentos e verificar se o carro não tem nenhuma restrição financeira ou judicial. Contrate um despachante de sua confiança para fazer este levantamento."

Confira a placa e o número do chassi
"Verifique se a placa do carro e o número do chassi conferem com os números que aparecem no documento do veículo."

Consulte as multas do veículo
"Pela internet é possível verificar se o dono do veículo tem multas a pagar. Basta digitar o código renavam no sistema de consulta do Detran de cada estado (veja o exemplo do Detran de São Paulo)."

Exija um documento de garantia de compra
"A loja deve fornecer um documento com a garantia da procedência do veículo, declarando que o carro é licenciado e livre de multas."

Entre em contato com a financeira
"Se a compra do carro for financiada, contate a financeira que avaliza o negócio para verificar a idoneidade da loja."

Tenha mais cuidado nos feirões e vendas diretas
"No caso de comprar direta com o proprietário, especialmente para carros anunciados em jornais e na internet, ou vendidos nos feirões de usados, estes cuidados devem ser redobrados. A documentação deve ser levantada antes do negócio ser fechado."

Não se esqueça de verificar as condições mecânicas do veículo
"Leve um mecânico de sua confiança para ver se o carro se a quilometragem confere com o estado de conservação do carro e suas peças, se o veículo não foi batido e se itens importantes como freios e motor encontram-se em ordem."

0 Comentar: