domingo, 14 de setembro de 2008

Como se formam as espumas?

Espumas nada mais são do que um conjunto de bolhas gasosas envoltas em uma cápsula líquida. Quanto menores as bolhas, mais densa é a espuma e mais difícil é notar a presença delas. Isso acontece, por exemplo, com a espuma do creme de barbear: as bolhas são tão minúsculas que o resultado final é quase uma massa.


Mas nem só de ar e água vivem as espumas. Algum material é necessário para dar liga nessas bolhas, como sabão, detergentes, lipídios, gorduras, materiais orgânicos e um pouco de agitação.

E aí se esconde a explicação para as espumas se formarem tão facilmente, seja no mar, devido à presença dos materiais orgânicos, seja nos rios poluídos, graças aos detergentes industriais e outros detritos. Esses tipos de moléculas são hidrofóbicos: eles não gostam da água e quando misturados a ela tentam se afastar o mais rápido possível. A solução é ir para cima, para a superfície.

Isso porque a tensão superficial da água é muito grande. Ela une as moléculas de água umas às outras de modo que a superfície, além de mais difícil de se formar, é mais desigual. Ou seja, é somente

0 Comentar: