segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Trapalhada no pit stop em Cingapura é o sexto erro da Ferrari com Felipe Massa

Equipe italiana prejudicou o brasileiro na Hungria, Inglaterra, Canadá, Mônaco e Austrália na temporada 2008 da Fórmula 1


A trapalhada no primeiro pit stop de Felipe Massa no GP de Cingapura não foi a primeira da Ferrari com o brasileiro na temporada 2008. A equipe italiana já cometeu seis erros com o brasileiro em 15 GPs disputados neste ano. Mesmo assim, o piloto ainda está na briga pelo Mundial de Pilotos, a sete pontos de Lewis Hamilton, líder do campeonato.

Erro na liberação de Felipe Massa no primeiro pit stop em Cingapura tira vitória do brasileiro
A primeira falha aconteceu no GP da Austrália. Felipe Massa tinha errado na primeira volta e caído muito na classificação da corrida. No entanto, o brasileiro vinha em corrida de recuperação, quando seu motor quebrou na 30ª volta. Na prova seguinte, na Malásia, foi a vez do piloto vacilar, quando rodou sozinho ao tentar alcançar o líder Kimi Raikkonen.

Em Mônaco, o brasileiro foi prejudicado pela estratégia da equipe. A Ferrari apostava em mais chuva para a corrida quando chamou Massa para o segundo pit stop. Em vez de apostar nos pneus para seco, colocou os intermediários, o que fez com que ele perdesse muito tempo e, conseqüentemente, a vitória. O terceiro lugar teve sabor de derrota.

Na corrida segunte, em Montreal, no Canadá, a equipe vacilou no pit stop do brasileiro durante a entrada do safety car, no início da corrida. Felipe Massa entrou nos boxes, esperou a parada de Kimi Raikkonen, mas o combustível não pôde ser injetado no carro. Ele teve de dar mais uma volta na pista e entrar mais uma vez nos boxes. Com o acidente entre o finlandês e Lewis Hamilton, o brasileiro poderia ganhar a prova, mas terminou em quinto.

Duas corridas depois, na Inglaterra, um festival de erros. No treino classificatório, a equipe errou na troca de pneus durante a superpole e o brasileiro não pôde fazer sua última volta rápida. A chuva forte na corrida deixou Felipe Massa todo enrolado. Ele rodou cinco vezes durante a prova e chegou longe da zona de pontuação, no 13º lugar.

A pior de todas as falhas aconteceria no GP da Hungria. Em terceiro no grid, o brasileiro fez uma largada sensacional e ultrapassou Lewis Hamilton por fora na primeira curva. Ele, então, dominou toda a prova, até que, a três voltas do fim, o motor de Massa quebrou em plena reta dos boxes, forçando seu abandono. No caminho entre o carro e a garagem da Ferrari foi percorrido com muitas lágrimas.

Em Cingapura, a Ferrari jogou fora a corrida de Felipe Massa. O brasileiro estava parado na posição do pit stop e a equipe, pelo sinal luminoso, autorizou a saída do brasileiro, ainda com a mangueira do reabastecimento engatada no carro. De quebra, ele ainda saiu em cima de Adrian Sutil, o que provocou um drive through para Massa após a saída do safety car. No fim, o 13º lugar tornou ainda mais difícil a briga pelo campeonato.

0 Comentar: