quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sobe índice de cheques sem fundos

O número de cheques devolvidos por falta de fundos cresceu 8,15% em Goiás em julho, na comparação com junho, e 10,36%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Na média nacional, o índice de devolução chegou a 9,4% em julho.


Os dados são do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Eles mostram que, em julho, em Goiás foram devolvidos 28,1 cheques a cada mil compensados. Em junho este número foi de 25,1. A média nacional de devoluções no mês passado foi de 22,1 cheques a cada lote de mil compensados.

De acordo com o levantamento da Serasa Experian, em Goiás foram compensados 3,77 milhões de cheques em julho. Desse total, 105.768 foram devolvidos por falta de fundos.

Segundo os analistas da Serasa Experian, o aumento foi reflexo do maior consumo devido ao Dia dos Namorados, às compras para o inverno e os maiores gastos com as férias escolares, além do dois dias úteis a mais registrados no período.

Quando se compara com o mesmo período do ano passado, houve uma elevação de 10,36% no número de cheques devolvidos, índice abaixo da média nacional de 11%, quando 22,7 cheques foram devolvidos por mil compensados. No acumulado do ano, o índice de devolução foi de 29,1 em Goiás, contra 22,9 da média nacional.

Os analistas da Serasa destacam que as condições atuais do mercado ainda não são tão favoráveis quanto às do ano passado, o que gera efeitos diretos na inadimplência com cheques.

Nesse contexto, eles enfatizam que a utilização não criteriosa do cheque pré-datado para financiar o consumo, praticada por vários estabelecimentos para driblar a escassez de crédito, agravou os dados do período.

As expectativas para agosto e setembro mostram manutenção da inadimplência com cheques, mas, segundo a Serasa, deverá perder força no último trimestre do ano.

0 Comentar: