sábado, 22 de agosto de 2009

Motivação & Sucesso

Você pode não acreditar, mas o respeito não caiu de moda. Uma das maiores reclamações de clientes e mesmo colegas de trabalho é a falta de respeito. A falta de respeito no tratamento entre as pessoas gera baixa qualidade no próprio conteúdo do trabalho. Tudo perde a qualidade, quando não se tem qualidade no tratamento entre as pessoas. Chamar clientes de “fofo, fofa, queridinho, queridinha, benzinho, etc.” não é do agrado da maioria das pessoas que recebem, muitas vezes surpresas, esse tipo de tratamento.

Da mesma forma é no ambiente interno de trabalho. Chefes que chamam subordinados por apelidos, diminutivos, formas jocosas, (que provoca risos), pensam estar agradando, mas na verdade estão perdendo o respeito e não estão se dando ao respeito. Agindo assim, não tardará para que os subordinados também o chamem de apelidos que ele por certo não gostará.

Da mesma forma é o modo de se vestir, se trajar. Trajar-se bem, respeitosamente, é fundamental para o bom ambiente de trabalho. Já vi clientes comentando os trajes mínimos de uma ou de um vendedor, dizendo que “uma empresa que permite aquele traje em vendedores não pode ser uma empresa séria e confiável.”

Conheço empresas em que, por falta de um “código de trajar-se”, as pessoas perderam a noção do ridículo e o clima empresarial ficou sensivelmente prejudicado. Assim, o velho e bom respeito é e será sempre bem-vindo.

Ninguém está pregando o exagero do excesso de formalidades no tratar e no trajar. Mas todos nós sabemos quando estamos exagerando em nossas liberdades e devemos ter consciência da hora de mudar nosso comportamento. O uso do uniforme ou roupas respeitosas é de extrema necessidade numa empresa.

Faça uma análise de seu ambiente de trabalho. Veja como as pessoas se tratam e tratam os clientes, fornecedores, prestadores de serviço, etc. Será que não está havendo excessos de liberdade que resvalam à falta de respeito e que devem ser corrigidos a tempo?
Pense nisso. Sucesso!

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