terça-feira, 19 de agosto de 2008

Inadimplência cai em Goiás

CDL volta a fazer estatísticas mensais de vendas e também sobre inadimplência e mostra que o homem consome mais do que a mulher no Estado

A melhoria dos indicadores de empregos e renda, aliada à oferta de crédito, foram responsáveis pela queda do nível de endividamento dos goianos. No mês passado, o número de cancelamentos de registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi de 26,49% na média do Estado e de 25,16% em Goiânia, em comparação com igual período do ano passado, conforme estatística divulgada ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL).
No mês período, as consultas dos lojistas sobre as fichas de seus clientes no SPC cresceram 18,7% e em 17,93% em Goiânia, índice bem superior ao média nacional (12,39%). Segundo o presidente da CDL-Goiânia, Melchior Luiz Duarte de Abreu Filho, esses números mostram que o movimento do comércio goiano estava, até julho, numa boa fase. As vendas registravam alta e cresceram os cancelamentos de registros dos inadimplentes (aqueles que têm dívidas em atraso com mais de 30 dias).
Mas em julho, em comparação com junho último, as consultas ao SPC tiveram desaceleração, embora tenham continuado em alta (3,61%), quando da comparação com igual mês do ano passado (18,73%).
Já os cancelamentos de registros diminuíram (-1,51%), aumentando os registros de inadimplentes em 1,14%, índice inferior ao da média nacional, de 2,36%.
O presidente da CDL disse que os lojistas goianos têm muito a comemorar este ano. A estatística mostra que despencaram os registros de cheques sem fundos, numa clara demonstração de que, a cada dia, os consumidores estão usando menos esse mecanismo de pagamento das compras, dando preferência ao uso do dinheiro de plástico (cartão de crédito ou débito).
CompradoresDepois de seis meses sem ser divulgada, a CDL Goiânia voltou a divulgar a estatística do Serviço de Proteção de Crédito, que é feita mensalmente. Agora, o levantamento segue a mesma metodologia do SPC Brasil, com números absolutos e mais completo. Os comparativos passaram a ser da Capital e das médias do Estado e do Brasil, e mostra quem compra mais, os homens ou as mulheres.
E a estatística da CDL/SPC divulgada ontem quebra o tabu de que a mulher compra mais do que o homem. A amostragem comprova que, pelo menos nos últimos dois meses, em todo o Estado e especificamente em Goiânia, as pessoas do sexo masculino (50,67%) foram mais às compras do que as do sexo feminino (49,93%). No entanto, na média nacional, as mulheres (51,93%) ainda vão mais às compras do que os homens (48,07%).

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