quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Consumidores brasileiros gastam mais pela internet

Pesquisa da consultoria e-bit mostrou que o tíquete médio aumentou 9,5% do primeiro semestre de 2007 para os primeiros seis meses deste ano.
Os consumidores brasileiros gastaram, em média, R$ 324 por cada compra feita em sites de e-commerce no primeiro semestre deste ano. Esse tíquete médio é 9,5% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando ficou em R$ 296 por operação. Os dados são de pesquisa semestral realizada pela consultoria e-bit.
Com o aumento do gasto por pessoa, o faturamento geral do comércio eletrônico brasileiro também cresceu. Segundo o relatório do e-bit, nos primeiros seis meses de 2008, o e-commerce gerou R$ 3,8 bilhões, 45% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado.
O aumento do número de usuários conectados à internet e as facilidades de pagamento, com os valores divididos em várias prestações, contribuíram para o crescimento. Entre janeiro e junho, 11,5 milhões de pessoas fizeram compras online, o que representa um crescimento de 42%. Os produtos mais vendidos continuam sendo, pela ordem, livros, produtos de informática, de higiene e beleza e eletrônicos. Do total de consumidores online, 37% realizaram mais de quatro compras no semestre e 86% mostraram-se satisfeitos com os serviços.
Como acontece no varejo de tijolo e cimento, a classe C também começa a comprar mais pelos sites de e-commerce. O e-bit mostrou que os internautas com salário de até R$ 3 mil correspondiam a 38% dos e-consumidores em 2001. Esse número saltou para 46% na primeira metade de 2008. Já as pessoas com renda familiar de até 1 mil reais representavam, em 2001, 6% das vendas. Agora são 8%.

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