sexta-feira, 4 de julho de 2008

O que passa na cabeça de uma mulher que é trocada por outro homem?

Ser traída pelo parceiro ou ser trocada por uma outra mulher são fatos que deixam marcas fortes, e disso ninguém duvida. Na modernidade das relações sexuais e amorosas de hoje, já começamos a ouvir falar mais de homens que deixam as namoradas, ou até esposas, por um outro homem. E aí? Como lidar com uma situação dessas? “Quando a mulher é trocada ela já tem a dor de alma, a dor do abandono, da rejeição”, afirma Regina Vaz, terapeuta de casais. “E quando ela descobre que foi por um homem, as coisas complicam”, completa.A bombaReceber a notícia de que seu namorado ou seu marido – o que é pior – está te deixando por um homem é ver o mundo desabar. “Em um primeiro momento, a casa cai, não tem jeito!”, conta Regina. Além da traição, ao assumir a homo ou bissexualidade para a parceira, o homem mostra, inconscientemente, que ficou transitando em dois mundos, com um pé cá e outro lá. Isso acaba trazendo uma enorme angustia para a mulher. Ela passa a se sentir suja, tem nojo da relação. “Ela pensa ‘ele me beijava e beijava outro cara. Ele fazia sexo oral em um homem e depois me beijava!’”, explica Regina. As emoções são muitas e em diferentes intensidades. “Fiquei com raiva e, depois que conversarmos, eu liguei pro pai dele e contei que ele era gay, me vinguei”, conta Carolina Alves*, que namorou um garoto por três anos que, durante o último ano do relacionamento, tinha um caso com um amigo do casal.E agora?Segundo a terapeuta, a melhor coisa a ser feita nessa hora é um recolhimento, para que haja a digestão de tudo o que está acontecendo. Fazer uma viagem e sumir por alguns dias pode ajudar. Nesse momento, é importante a mulher ter consciência de que ela não tem controle ou culpa na situação. “Não é responsabilidade dela!”, enfatiza Regina. Pensamentos como “o que fiz de errado?” ou “se tivesse feito diferente, se o sexo fosse melhor, ele ficava comigo” são dispensáveis. Se o parceiro saiu do armário, ele busca algo que falta a você, portanto, não puxe essa responsabilidade pra si mesma. Resgatar a auto-estima é essencial. Só assim você conseguirá emergir do fundo do poço! “O importante é elaborar o luto e arrancar a ferida: fui trocada, mas continuo viva!”, enfatiza Regina. Além de cuidar da parte psicológica, é importante ficar atenta à saúde física. Há chances de o parceiro ter tido relações sexuais com outros homens sem ter se preocupado com o uso de preservativos. “Tem que procurar um médico e fazer exames, sim, por mais que doa, para saber se houve transmissão de doenças”, afirma Regina.Namorada x EsposaQuando uma mulher casada descobre que o marido tem relações com homens, além das preocupações consigo mesma, ela tem de pensar nos filhos. Os adolescentes, principalmente, ficam desnorteados com a revelação. Afinal, não é fácil para alguém assumir que seu pai gosta de sair com outros caras. Por isso, a mãe tem de estar forte para segurar a barra, fato que, segundo Regina, raramente acontece. “A mulher deve lembrar que tem filhos a serem amparados e não pode passar a raiva como esposa para eles, afinal, eles terão eternamente aquele pai”, completa. Já aquelas que ainda não firmaram o relacionamento no papel têm outras prioridades. Nesse caso, é importante que a experiência negativa não seja algo a ser carregado para o resto da vida. “Tem de haver cuidado para que o fato não vire um trauma, o que pode fazer com que a mulher crie barreiras para outros relacionamentos”. E por que não tirar algo de positivo dessa história? É bom tentar abrir um pouco a visão: você poderia ter casado com esse homem e ter tido filhos com ele. Depoimento“Eu namorei três anos o Walter*. Por parte dele, nunca desconfiei de nada. Comecei a desconfiar no final do namoro, quando meus amigos deram algumas indiretas, falaram que achavam que ele e meu amigo, o Jonas*, tinham um caso. Ele negou. Então, nós terminamos o namoro e logo depois uma amiga me contou que, em uma viagem da turma, ele tinha dado em cima de um amigo nosso. Fui falar com ele e pedi pra me contar tudo, me falar o porquê de ter feito isso comigo. Ele me contou que era bissexual desde antes de me conhecer. Falou que durante o nosso namoro, depois de dois anos mais ou menos, ele se interessou pelo Jonas e eles começaram a transar. Ele me pediu desculpas, disse que eu era a única mulher que iria amar na vida, que a partir daquele momento iria ficar com o Jonas e que só iria sair com homens. Acho que me conformei rápido até. Fui viajar, passei uma semana fora para me acalmar e voltei outra pessoa. Não fiquei com trauma algum. Depois de duas semanas já estava ficando com outro cara. Quanto ao meu ex, eu o perdoei sim, mas nunca mais falei com ele. Nem tem clima pra isso.”Carolina Alves*

0 Comentar: