quarta-feira, 2 de julho de 2008

Alta dos alimentos preocupa

Para quem ainda guarda na memória os velhos tempos da inflação descontrolada, as notícias da alta continuada dos preços dos alimentos básicos incomodam e preocupam.
Primeiro, porque a carestia afeta todas as famílias, mas em maior grau aquelas de menor poder aquisitivo, nas quais os gastos com alimentação têm peso expressivo no orçamento doméstico.
Segundo, porque traz de volta a ameaça do dragão inflacionário, que corrói os salários e impede o planejamento financeiro, deixando o horizonte mais curto e negando a realização do sonho de consumo de muitas pessoas.
É lamentável ainda que o Brasil, um País com grandes áreas agricultáveis e que pode se tornar o celeiro do mundo, enfrente problemas de redução de oferta de alimentos. Mais do que nunca precisamos de uma política agrícola séria, capaz de garantir nossa auto-suficiência em arroz, milho, soja e trigo, entre outros alimentos, além da produção de excedentes para exportação.
Se o Plano Real teve como base a âncora verde, chegou a hora de cerrarmos fileiras contra a alta dos preços dos alimentos. Ninguém sabe que proporção esse problema pode atingir, mas já está afetando o mundo inteiro. (MS)

0 Comentar: