sábado, 10 de abril de 2010

Procura por pacotes turísticos deve crescer até 20% este ano


Maria Sílvia: ”Momento oportuno para venda de pacotes”

O turista goiano deve viajar como nunca este ano, graças à grande variedade de pacotes promocionais e às melhores condições da economia este ano, já que o turismo também sentiu os efeitos da crise financeira no início de 2009. Com isso, a expectativa do mercado é que a procura por pacotes cresça entre 15% e 20% este ano. A operadora CVC, a maior do mercado, prevê que fechará 2010 com um crescimento de 46% a 48% sobre o ano passado.

Os pacotes que serão oferecidos pelo mercado este ano foram apresentados no 18º Salão de Negócios Turísticos (Centro-Oeste Tur), realizado ontem pela Promove Eventos Especiais, no Centro de Convenções. O evento, dirigido exclusivamente aos profissionais de turismo, recebeu cerca de 1.200 agentes de viagem, que vieram em caravanas de todo Centro-Oeste e do Triângulo Mineiro, um incremento de 10% em relação à edição de 2009. A expectativa é gerar R$ 16 milhões em negócios a médio e longo prazos, 16% mais que no ano anterior.

O evento, que divulga pacotes e destinos junto aos agentes de turismo, contou com 110 estandes de 17 Estados, cidades turísticas, redes hoteleiras, resorts, companhias aéreas e marítimas, operadoras de turismo e outros. “O momento é muito oportuno para a venda de pacotes. O Ministério do Turismo prevê que o faturamento do turismo interno deve crescer 14,6% este ano”, destaca a diretora da Promove, Maria Silvia de Moraes.

Ela lembra que o setor de turismo é muito dinâmico e sempre tem novos destinos, pacotes e promoções a apresentar ao mercado para cada temporadas. A feira de Goiânia visa divulgar, principalmente, os pacotes para a temporada de julho.

O diretor presidente da CVC em Goiás, Edgar Martins, informa que a procura pelos serviços já acumula um crescimento de 16% desde março de 2009 e a meta é fechar 2010 com até 48%. Eventos como a Copa do Mundo e as eleições também devem contribuir para o bom desempenho. Segundo ele, a empresa tem investido em grandes negociações com companhias aéreas, redes hoteleiras e agentes receptivos para oferecer pacotes que agreguem qualidade e preços baixos.

Com isso, segundo Edgar, hoje um pacote aéreo de uma semana em Porto Seguro pode ser adquirido em dez parcelas de R$ 63. Na Centro-Oeste Tur, a operadora apresentou os cruzeiros marítimos já disponíveis para a temporada 2010-2011 e os novos fretamentos para a temporada de julho, com voos extras para destinos como Porto Seguro, Natal e Fortaleza.

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