sexta-feira, 16 de abril de 2010

CRÉDITO Goiano foi o que mais honrou cheque

O Popular

Goiás teve o menor índice de cheques devolvidos do País durante o mês de março, segundo dados divulgados ontem pela TeleCheque, empresa de verificação de crédito que engloba cerca de 550 instituições comerciais em todo o Estado. Do total de documentos emitidos na rede, 98,26% foram honrados dentro do prazo correto (1,74% devolvidos), resultado acima de Estados como São Paulo (97,65%) e Minhas Gerais (97,54%). O índice Brasil foi de 96,5%.

SazonalidadeApesar de saltar da terceira para a primeira colocação no ranking nacional, a inadimplência em Goiás foi 0,24% maior em março do que o registrado em fevereiro.

A situação, segundo a TeleCheque, é reflexo da sazonalidade do comércio, referente às compras parceladas no final do ano. Já em comparação com março de 2009, o porcentual de documentos honrados este ano cresceu 1,08%.

AmadurecimentoPara o vice-presidente da TeleCheque, José Antonio Praxedes Neto, a redução de cheques sem fundo em 2010 reflete um amadurecimento do cliente em relação a utilização do crédito por meio do pré-datado.

Conforme analisa José Antônio, os consumidores fizeram as compras de Natal de forma mais consciente, sendo que a maior parte delas já foi quitada e não vai coincidir com o consumo do Dia das Mães. Com isso, a empresa espera queda na inadimplência para a data em relação a 2009.

Para o cálculo do índice de documentos honrados, a TeleCheque considera o montante em reais das transações com cheques e não o número de folhas emitidas. Entretanto, a empresa não divulga os valores das movimentações.

0 Comentar: