domingo, 11 de abril de 2010

Mau pagador pode sofrer de psicopatologia


Além do risco de endividamento e de se tornar inadimplente, o consumismo excessivo é uma psicopatologia, segundo psiquiatras e psicólogos ouvidos pelo POPULAR. O ato de comprar repetitivo e fora de controle pode ser na verdade o sinal de uma doença, conhecida como Transtorno do Comprar Compulsivo (TCC), também chamado de oniomania.

A doença é uma síndrome psiquiátrica persistente e universalmente predominante, que tem muito em comum com transtornos do controle do impulso. Estima-se que mais de 10% da população brasileira sofra deste mal.

Conforme o psiquiatra João Ribeiro, o elemento chave da oniomania é a impulsividade. Suas vítimas, chamadas de oniomaníacos, de maneira geral não conseguem evitá-la e em sua maioria (mais de 80%) são mulheres. Mesmo os que têm uma boa formação acadêmica apresentam dificuldades para perceber as consequências de sua compulsão. As preocupações e os impulsos da pessoa se voltam ao ato de comprar.

“Isso causa sofrimento, consome muito tempo, interfere no comportamento social ou ocupacional e ainda resulta em problemas financeiros como o endividamento ou falência”, explica.

Esses sintomas, ressalta o psiquiatra, são usados para diferenciar o TCC do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), em que o paciente fica tomado por excitação e euforia patológicas, fala muito, faz tudo muito rápido, faz tudo em excesso, inclusive comprar.

“No TCC, os excessos são concentrados nas compras e a perda de controle ocorre em períodos de humor normal, embora porres de compras possam ser precipitados por ambos momentos de depressão ou euforia”, diz.

0 Comentar: