domingo, 11 de abril de 2010

Homens são líderes no índice de inadimplência


Elas levam a fama de gastadeiras. Gostam de um carnê. Ir às compras é uma terapia. E uma piada bem machista diz que o melhor amigo da mulher é um cartão de crédito sem limite. Mas sabe quem é o que mais se descontrola com as contas e fica inadimplente? Segundo levantamento feito no primeiro trimestre pela empresa de análise de crédito TeleCheque, os homens goianos, por uma pequena margem. É a primeira vez que eles assumem a liderança desde abril de 2008.

O índice no número de homens inadimplentes aumentou 9,5% em relação ao início do ano passado. Eles são casados, com idade de cerca de 30 anos, tem pelo menos o ensino médio completo, estão empregados e ganham entre R$ 1 mil e R$ 2,2 mil. O descontrole das contas domésticas foi o principal motivo que levou os homens à inadimplência neste ano. Telefonia celular, acessórios, vestuário e supermercados foram as compras que mais contribuíram para que os homens gastassem além de sua renda .

Mesmo assim, a inadimplência das pessoas físicas está controlável. No mercado financeiro - incluindo aí cheque especial e cartão de crédito -, o nível de atrasos superiores a 90 dias, por parte das pessoas físicas é de 7,19%, o menor desde junho de 2008, segundo levantamento do Banco Central (BC). “Os homens passam as mulheres por uma diferença pequena”, diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL), Melchior Luiz Duarte Filho.

De acordo com Melchior, os goianos são bons pagadores. “Se não pagam é por conta de uma questão específica. Desemprego e desequilíbrio orçamentário são algumas das causas de boa parte das dívidas registradas”, diz. Há quatro meses, a CDL lançou um programa de recuperação de crédito para as mais de 6 mil empresas filiadas. “Quinze empresas especializadas em cobrança foram contratadas para realizar o serviço”, explica o supervisor da CDL, Kleber Aires.
Item ID: 13871 Folder: noticias Ultima:

0 Comentar: