quinta-feira, 7 de maio de 2009

Saiba quando começar um check-up e prevenir doenças

Exame clínico adequado pode diagnosticar até 70% das doenças.Em qualquer idade, clínico geral deve ser consultado anualmente.


Um acompanhamento médico adequado e exames clínicos meticulosos podem diagnosticar precocemente doenças cujos tratamentos são mais eficazes quando são iniciados mais cedo. Mais do que exames de rotina feitos anualmente, Antônio Carlos Lopes, professor de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, afirma que com um bom exame clínico é possível fazer 70% dos diagnósticos.

“Um exame clínico meticuloso inclui uma boa conversa com o paciente, para saber sobre seus hábitos de vida, a prática de atividades físicas, os antecedentes familiares, e um relatório sobre o funcionamento dos órgãos e sistemas do paciente. Depois disso, é preciso que o médico examine todo o paciente, inclusive pele, unhas, língua e boca, por exemplo”, diz Lopes ao G1..


O linfoma é um tipo de câncer do sistema linfático. A ministra tem a forma mais agressiva de linfoma. Mas, como a doença foi descoberta num estágio bastante inicial, as chances de cura são grandes.

A partir do levantamento de hipóteses de diagnóstico pelo exame clínico, o médico deve pedir exames laboratoriais complementares para que seja feito um acompanhamento da saúde do paciente. “Todos os exames solicitados pelo médico e a frequência com que esses exames devem ser realizados dependem diretamente dos antecedentes familiares dessa pessoa, então é muito difícil traçar um calendário de exames. Um check-up verdadeiro é uma boa consulta médica”, diz o especialista.

0 Comentar: