quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dívida de cartões preocupa governo

Governo acompanha de perto a elevação da inadimplência dos consumidores nos cartões de crédito, que já ultrapassa 10% das transações


Brasília – O nível elevado de inadimplência na indústria de cartões de crédito entrou no radar do governo. A informação foi dada pelo secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antônio Silveira.

Segundo ele, se forem consideradas apenas as operações em que o valor da fatura não é pago integralmente e por isso o usuário paga juros, o nível de calotes está em 28%. Se for considerado o total das operações com cartão, a inadimplência está em 10%.

As operações em que a conta do cartão de crédito é total ou parcialmente rolada equivalem a um terço do total. Nos outros dois terços, o usuário paga o valor total da fatura. “Chama atenção que a inadimplência no segmento de cartões é muito alta, que alcança 28% nas operações com juros. Essa é uma inadimplência muito alta, que ultrapassa de longe a taxa observada em outras operações de crédito, como o empréstimo pessoal, o Crédito Direto ao Consumidor e o cheque especial”, disse.

Ele lembrou que o alto nível de “calote” é usado pelas administradoras para justificar as altas taxas que cobram. (Agência Estado)

0 Comentar: